terça-feira, 7 de julho de 2009

Cronologia I - de 1848 a 1890

1848/1873Palmares é denominado POVOADO DOS MONTES, TROMBETAS, POVOADO DO UNA e, finalmente, PALMARES, triunfando assim a denominação dos negros, por força da abundancia de palmeiras que vicejavam na região, principalmente babaçu, carnaúba, pindoba, ouricuri e dendê.

1862 – Chega a palmares a ESTRADA DE FERRO SUL DE PERNAMBUCO e, por força do decreto do então Imperador D. Pedro II, instala-se aqui o Escritório Central da Administração da Empresa.

É criada, a 13 de maio, A COMARCA DOS PALMARES, por força da lei Provincial nº 520.

Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes - fotografada por Valdir Pedrosa

 

6 de fevereiro - É inaugurada a MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS MONTES. Nesse mesmo dia, Dona Germana Francisca Xavier faz a doação do terreno no qual localizou-se o Cemitério de Nossa Senhora da Conceição dos Montes.

1868 – Palmares é elevado à categoria de Distrito, por força da lei provincial nº 844, de 28 de setembro.

1873 – Por força da lei Provincial nº 1083, de 24 de maio, é criado o Município Autônomo, que tomou o nome de MUNICIPIO DOS PALMARES.

1879 – 9 de junho. Palmares emancipa-se do Município da Água Preta por força da lei provincial nº 1458, adquirindo foros de cidade. Assume a paróquia o Padre Manoel Tertuliano de Figueiredo, sendo o primeiro Padre a assumir este cargo em Palmares.

1882 – 1º de outubro. É fundada a BIBLIOTECA DO CLUBE LITERÁRIO, hoje BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL FENELON BARRETO.

Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto

Assume a Paróquia dos Palmares o Padre FRANCISCO SOUSA ARAÚJO.

1883 – 7 de outubro. Severino Pereira e Joaquim de Almeida, primeiros jornalistas palmarenses, editam o jornal O ECO, primeiro periódico, início da história da imprensa de Palmares, lançado no Clube Literário e impresso na tipografia do Clube.

1884 – 11 de agosto. Surge o periódico A GAZETA DE PALMARES.

1885 – 10 de novembro. Nasce em Palmares EDUARDO AFONSO PAIVA, herdeiro das propriedades Sitio Flor do Una e Barra do Piranjí, deste município.

1886 – É fundada a primeira Sociedade Organizada Palmarense: SOCIEDADE DE SÂO VICENTE DE PAULO.

1889 – Chega a Palmares o primeiro membro da Família Agrelli, Miguel, caldeireiro, cuja oficina de caldeiraria foi montada na Rua Cel.Izácio.

Neste mesmo ano, em 14 de agosto, o libanês MIGUEL LUIS SUKAR, primeiro membro da família Sukar, instala-se como comerciante.

14 de agosto. Silva Jardim pronuncia inflamado discurso de propaganda da República, da sacada de uma das janelas do Clube Literário.

1890 – É extinto o Conselho municipal que regia a política governamental do município e é empossado, por nomeação , o Prefeito Cel. Peregrino Marinho Paula Lins, tendo como Vice-Prefeito o Capitão Carlos da Silva Faria, um dos membros do extinto conselho.

 

Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.

7 comentários:

  1. Olá somos originalmente de Palmares e gostamos muito de seus artigos, principalmente sobre a usina Serro Azul. Gostaríamos de saber mais sobre as Usinas Pirangi e 13 de maio, seria possível?

    ResponderExcluir
  2. Aline,

    Sobre 13 de Maio/Vitória/Norte-Sul, estou reunindo informações e sairá em breve (alguns meses, pois ando um pouco atarefada)
    Sobre Piranji vou tentar, no momento não tenho nenhuma informação confiável.

    ResponderExcluir
  3. olá minha gente eu nasci neste lindo lugar em 06/01/1954, fui criado na barragem la em camivozinho eramos em quatro familias eu sou zezinho de seu zé da barragem e dona Alaide,meus amigos de infancia foran os filhos de sr.Paulo e dona luizinha,Eleno e dona Izabel.Antonio Eduardo e dona lurdinha.meu noma José Pedro de Carvalho Filho,moro em arenmbepe municipio de camaçari ba.

    ResponderExcluir
  4. Claudio - filho do seu Ducadomingo, 20 junho, 2010

    Eu sou Claudio filho de José Pedro de Sousa (seu DUCA) gostaria de receber informações
    sobre a Usina Serro Azul.Sei que tenho uma tia q mora na Usina e gostaria de saber se ela ainda é viva chama-se Dona Biu mae de João,tia de Erasmo.meu e-mail é claudiobuco@terra.com.br agradeço muito a quem der essas informações.Estou com muita saudades em breve estarei visitando a Usina e meus parentes e amigos se por acaso estiver alguns amigos de infancia.um abraço a todos os Serra Zulinos

    ResponderExcluir
  5. jbfilho28@yahoo.com.br josebfilho84@hotmail.com.br para bernardo tel 43357550

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amara, boa tarde... meu nome é Basílio e gostaria de saber se você têm mais informações sobre a família Montes

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita saudade de serro azul eu queria saber do catucho e dona pina do restarante

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin