A Usina Serro Azul foi construída na metade do século XIX, entre os anos de 1896 a 1929, pelo coronel José Piauhylino Gomes de Melo Filho.
O engenho Camevou, nas margens do rio Una, local onde foi construída a Usina Serro Azul, fica a 22 quilômetros de distância da sede do município de Palmares. A maquinaria original foi trazida da Inglaterra. Interessante que o coronel batizou a nova usina por ele construída mudando apenas a letra final de Serra para Serro.
Além de administrar a Usina Serra Azul em atividade, incluindo campo agrícola e indústria, o coronel José Piauhylino dirigia os trabalhos da nova construção. Nos sete dias da semana, fazia o percurso a cavalo entre as duas usinas, saindo de casa às 4 horas da madrugada e regressando às 10 horas da noite, sem acompanhante. Achava ele que ninguém se atreveria a emboscá-lo, muito menos a enfrentá-lo. O trecho entre as duas usinas era uma verdadeira travessia de matas virgens, ladeiras, lama e sem habitações. Quando chegava na casa grande da Usina Serra Azul, estava à sua espera, seu estribeiro de confiança – Veríssimo Gomes – sentado no terraço da casa, às vezes já ultrapassando de meia noite. Na época do inverno regressava molhado e sujo de lama. Deixava as botas sujas na calçada, após fazer a rotineira recomendação: “Veríssimo! às 4 horas da manhã eu quero o cavalo pronto e as botas enxutas”. E, na hora marcada, lá estava o animal e as botas, conforme o coronel dissera. Usava para o trabalho, dois pares de botas. Veríssimo sempre teve o cuidado de cumprir as determinações pontualmente, antecipando-se 10 minutos da hora marcada. Nunca ouviu a 4ª badalada do grande relógio de parede da sala, sem o coronel depois de alguns segundos lhe dar bom-dia! Esse regime de trabalho durou até 1922, quando a Usina Serro Azul moeu e o coronel passou a residir na usina nova. MOURA (1998)*
A usina chegou a possuir 22 engenhos, onde plantava a cana de açúcar para sua produção: Camevou (a sede), Camevouzinho, Liberdade, Aratinga, Fertilidade, Floresta, Serra Azul (a antiga usina), Moscou, Aliança, Mágico, Verde, Mearim, Canário, União, Riachuelo, Penderaca, Vista Alegre, Tambor, Almirante, Rosa Murcha, Barra do Dia e Pará.
Casarão da usina, residência dos proprietários, em alvenaria de tijolos sobre calçada alta, tem acesso através de escadaria em três lances. Seu alpendre em forma aproximada em “U” tem telhado independente apoiado sobre colunas quadrangulares em alvenaria. Os guarda-corpos são em elementos no mesmo material. O telhado principal é protegido por platibanda recortada, com delicados adornos em massa e pináculos.
Após a morte do coronel, em 22 de novembro de 1951, a usina passou a ser administrada por seus filhos e genros.
- Plácido Gouveia de Melo - escritório geral no Recife
- Waldecir Gouveia de Melo – a indústria
- Fernando Gomes de Melo – o campo (engenhos)
- Clóvis Gouveia de Melo – engenho Serra Azul (antiga usina)
- Paulo Gouveia de Melo – engenho Liberdade
- Fernando Lúcio (genro) – engenho Camevouzinho
- Edgar Carneiro Leão (genro) – engenho Liberdade
Em 1967, para sobreviver, os proprietários solicitaram ao Instituto do Açúcar e de Álcool (IAA) que realizasse uma intervenção na indústria. Medida esta aprovada pelo então presidente da república marechal Arturo da Costa e Silva.
A família Gouveia de Melo afastou-se e foi residir no Recife. Os antigos funcionários permaneceram em seus cargos. Algumas das melhores casas foram desocupadas para hospedar a equipe de interventores. Era o começo do fim…
Estiveram à frente do processo de intervenção os senhores Luiz Lacerda, Aluízio Ferreira Baltar, Arlindo de Almeida e Zacarias Ribeiro, todos funcionários do IAA.
A intervenção acabou em 1973, quando a usina foi vendida para Fernando Antônio Torres Rodrigues, juntamente com a Usina 13 de Maio, atual Usina Vitória, situada no engenho Catuama, na periferia da sede do município.
Apesar das melhorias implantadas na Serro Azul, o Sr. Fernando é o responsável pela derrubada das matas virgens e o arrendamento dos engenhos, transferindo assim a administração dos mesmos para outras pessoas.
Infelizmente a crise reapareceu. Em 1982, o próprio Sr. Fernando conseguiu a desapropriação da usina e dos engenhos, que passou a ser administrada pela Cooperativa Agrícola Tiriri.
Desativada e abandonada, o patrimônio se encontra totalmente destruído pela ação do tempo.
A área ocupada pela Serro Azul foi promovida a distrito. A rodovia PE-103, recentemente inaugurada, faz a ligação do distrito de Serro Azul com a sede dos munícipios de Palmares (22 km) e Bonito (23 km), trazendo esperança de melhores dias.
*MOURA, Severino rodrigues de. Senhores de Engenhos e Usineiros, a Nobreza de Pernambuco. FIAM, CEHM, SINDAÇÚCAR. 1998. Coleção Tempo Municipal. vol 17
Nascí nesta Usina em 1966. Comecei estudar no grupo escolar Cel. José Piauhylino e não sabia destes detalhes sobre o Cel. e a Usina. Para mim é como nascer de novo lá e passar por o processo da vida que vivi´.É lamentável a decadencia em que esta maravilhosa usina se encontra. - Natanael - São Paulo
ResponderExcluireu nascir nesta usina no dia 06/ 02/1945 sinto orgulho deste lugar ´so que com a idade de 03 anos meu pai mudou p/ catende foi um prazer rever essas cenas do meu passado obg
ResponderExcluirCheguei para morar nesta usina, com a idade de 04 anos, em 1955, onde o meu pai foi funcionario do escritório local desta usina como caixa. Em dezembro de 2000, junto amigos de infância, reunimos um grande grupo de possoas que residiram nesta localidade, para uma grande reunião. Foi nesta oportunidade que nasceu o grupo Amigos de Sêrro Azul. Ficamos durante quatro anos, realizando reuniões no segundo sábado de dezembro. Neste período foi montdada por mim um exposição de fotos raras desta comunidade e uma lista de nomes e alguns telefones de pessoas que residiram nesta usina.
ResponderExcluirO grupo Amigos de Sêrro Azul, parou com suas atividades de reunir-se, logo após o felecimento Amigo Amarinho, que tiamos como o principal elo entre todos nos. Tenhos algumas raridades guardadas comigo.
Tenho um apego muito grande pela usina Sêrro Azul e tenho um carinho familiar por todos que conviveiram comigo.
Fiquei muito feliz em achar este site.
O sou Lucio Ferreira Peixoto
o meu telefone: (81) 88506221
e-mail: lucio_peixoto@ig.com.br.
Oi meu nome é Jandira, filha do Iluminato Deotato Da Silva morei ai por volta dos anos 57 a 74, gostaria muito de noticias de meu povo, vim para são paulo e perdi o contado com todo mundo. me lembro da familia dornelas, inclusive seu julio dornelas, por favor gostaria de obter informações sobre esta. Obrigada pessoas,ou senhor jose bodero da silva. meu contado é email. adriana-cgs@hotmail.com ou telefone (011) 2555-9222
ResponderExcluirFicarei muito feliz com noticas de todos
Oi Jandira,tambem gostaria de noticias da familia Dornelas,meu avo Nivaldo era um grande amigo dele,minha avo Ivonete ,gostaria de obter contatos do Sr.Julio Dornelas,ele esta vivo !!???
ExcluirMeu contato:11-4482-1950
Claro do wattss:11-99151-8372
Vivo do watts:11-99870-1715
Por favor ,se tiver alguma noticia eu agradeço de coraçao.
Moro em Mairipora-S.P
Oi Jandira,tambem gostaria de noticias da familia Dornelas,meu avo Nivaldo era um grande amigo dele,minha avo Ivonete ,gostaria de obter contatos do Sr.Julio Dornelas,ele esta vivo !!???
ExcluirMeu contato:11-4482-1950
Claro do wattss:11-99151-8372
Vivo do watts:11-99870-1715
Por favor ,se tiver alguma noticia eu agradeço de coraçao.
Moro em Mairipora-S.P
Sou neta do Sr. Verissimo Gomes, meu pai Edvaldo ficou emocionado ao ler essa materia,ele foi criado na usina convivendo com o coronel e sua familia, ele conta muitos fatos vivenciados na epoca.
ResponderExcluirEle sentiu muito a decadencia da usina, sinto que todos que la passaram amam aquela lugar, hoje moramos em São Paulo meu pai tem 74 anos se tiver alguem da epoca meu e-mail - amugnae@yahoo.com.br.
Ele ficaria muito feliz em falar c/os amigos.
Boa tarde lendo aqui sua história ,tbm procuro parentes de meu sogro João ferreira de oliveira filho do falecido Antônio mandou meu sogro foi casada com Josefa Ferreira de Oliveira aí nasceu meu esposo Cícero Ferreira de Oliveira meu sogro se encontra hoje com 76 anos e diz ter convivido muito aí na sede quem sabe ele e seu pai não se conheceram ainda procuramos por familiares dele mas tá difícil encontrar qlqr novidade se seu pai se lembrar do meu sogro me procura
ExcluirAnônima,
ResponderExcluirÉ muito gratificante reencontrar palmarenses, especialmente, os que moraram em Serro Azul.
Seria possível enviar algumas das histórias de seu pai, via formulário de contato?
mandei um comentário, no outro dia foi excluído.
ResponderExcluirConheço a pessoa do Dr Fernando Antonio Torres Rodrigues, que adquiriu a Usina, é um dos homens mais inteligentes, que já vi.Construiu mais de 40.000 mil residencias em todo brasil. hoje e presidente do grupo FATOR. quem dera uma pequena parte dos políticos possuísse 10% da razão deste ícone. Sou advogado e tenho o privilégio de ser ex-funcionário do mesmo.
ResponderExcluirEle é um grande picareta isso sim, foi um dos principais que acabou com o que restava da usina, aí da usina se existisse dois desse, picareta e canalha.
ExcluirExatamente. Ficou devendo a meu pai e muitos outros fornecedores de cana.
ExcluirPrezado Anônimo,
ResponderExcluirProvavelmente ocorreu algum erro no envio, pois não excluí nenhum comentário.
Em princípio, somente serão excluídos comentários ofensivos.
Portanto, envie novamente o comentário.
Atenciosamente,
Amara Pedrosa
nasci nessa usina em 1993 e mim criei ai mais com o passsar do tempo vim pr maceio e tou muito feliz por ter achado esse site da minha usina e ver as fotos da casa grande e da propia usina que è uma pena esta acabada peso a deus que proteja esse lugar sempre pois ele è abençoado
ResponderExcluirmeu nome è raniele filha de liquinho e nal
ResponderExcluirneta de dona inalda e dona amara e joao nasci em palmares mais mim criei ai tenho 16 mais mim lembro mto bem desse luga tou com muita saudades dai e da minha rua nova espero que deus proteja todos dai pois como esse lugar è abençoado as pessoas tb sao, naum ha lugar nesse mundo tao maravilhoso que esse tou em maceio mais nunca deixo de lembra desse lugar e mim orgulho de ser dai um beijo pr todos
oi sou Fátima, nasci em Serro Azul sou filha de Luiz Rodrigues e Lourdes Candila, irmã de Zé Galego, trabalhei no escritório da usina na época de Gerson Xavier e Pororoca. Amei rever minha terra natal e ver comentários de amigos como Natanael. Aliás Natanael cadê Severina? tá bem? bjos p/ vcs e todos os meus conterrâneos. Hoje moro em Recife e o meu telefone é (081)9636-7108
ResponderExcluirÉ muito legal ver que este blog está servindo de ponto de encontro dos Amigos de Serro Azul.
ResponderExcluirO sr. Fernando Rodrigues é na verdade um grande picareta!!! Comprou a usina e não pagou, até hoje os herdeiros do Coronel Piauhylino nunca receberam os valores acertados com o sr. Fernando Rodrigues.
ResponderExcluirE os funcionários que nunca receberam seus direitos, hoje moram à 100m das comportas da barragem. Os herdeiros passam bem?
ExcluirOi pessoal de Serro Azul, Aqui é o Lindo que morava na rua do Campo nº 10 filho de Lurdes Candilha e Luiz Rodrigues pai de José Galego e de Lia Mãe de Marivaldo e Marivalda.
ResponderExcluirEu mim criei ai e estou comtente em rever minha terra natal. No momento estou em São paulo ha muito tempo, mas tenho saudades dai, trabalhei um bom período no Posto de Combustivel na epoca do Gerço Chavier, Amaro Pororoca,Naldo pai de Miranda, glauco e Janinho, na epoca de José galego, Liz sapateiro, seu Loulinha que é meu tio pai de Ilza da rua da Azeitona, Zeca da Patrou, seu Roberto marido de Dona Deuza, um abraço para seu Zé antonio e os filhos deles que são Adalberto, Ferdando, Roberto, Gilberto atodos . Bom meu telef: Res. 011-3696-2149. Cel:011-6130-9622 (oi) / 011-8227-7803 (tim) / 011-9768-2180 (vivo) / E-mail: ciceroholanda.h@hotmail.com ou Cicero.h@terra.com.br
Gostaria de saber alguma notícias dai, como ai esta E etc.
Olá meu sogro joào ferreira de oliveira diz que trabalhou com seu pai seu pai era maquinista da Maria fumaça ? Meu sogro hoje está com 76 anos e sente saudades do pessoal e qd ouviu falar em seu pai se emocionou muito . Entre em contato conosco
ExcluirMeu pai também trabalhou nessa usina
ExcluirNome dele. Fernando .conhecido como pai (veio) nasci também lá hoje moramos em MACEIÓ
Morava no lugar chamado verde
ExcluirLindo, eu sou João, marido de Mazé filha de seu Nelson Heliodoro. Conheci muito tia Lurde sua mãe e Fátima sua irmã. Entre em contato conosco. Abraços.
ExcluirOlá pessoal eu so Claudio Filho De Seu Duca e gostaria de conrresponderme com alguem q more por ai que me conheça ou um de meus familiares.Sei que tenho uma tia que se chama Dona Biu,mae de João Severino e tia de Erasmo Macedo.
ResponderExcluirE meus Subrino Daniela E Daniel e que gostaria muito de ver-los o meu e-mail é claudiobuco@terra@hotmail.com.Um abraço a todos os Serrazulinos
Ola pessoal, meu nome é José Roberto sou de Santos/SP estou escrevendo porque minha sogra morou na Usina o nome dela é Nair de Moura e nunca mais ela teve contato com os familiares e agora com esta tragedia que se abateu no local fica mais dificil ainda, gostaria imensamende de receber noticias do local e pessoas.
ResponderExcluirNota: ela tem uma Irmã que se chama Mariá José de Moura, que tiver noticias, favor me enviar meu fone é 013-91082344
olá pessoal,meu nome é valdecy nasci em palmares tenho sessenta anos de idade tenho tres irmaos mais velhos que nasceram na usina serro azul. cresci ouvindo historias linda desse lugar,pois meus avós foram pioneiros dessa usina.meu avõ era almoxarife, meu pai motorista do coronel,chamava-se vicente.o coronel gostava muito do meu pai, naõ só ele como toda a familia.quase todo dia meu pai chegava com uma historia ele era fã do coronel, meu pai achava ele o maximo.ele tinha um prazer enorme de contar as aventuras do coronel pra gente, naquele tempo as pessoas eram mais felizes eu acho.contava historia nao tinha tv nen radio,só quem tinha radio era o coronel.minha mae disse que o povo ficava com o ouvido colado no muro da casa grande pra ouvir o radio.bem pessoal é isso aí.lembrança para todos que vive e viveram nessa usina querida pra sempre thau
ResponderExcluirEste anônimo que comentou sobre o dignissimo Dr. Fernando Rodrigues, denegrindo sua imagem, deveria ser excluído do site.Pois é bastante ofensivo e, na verdade, deve ser algum comprador ou invasor que não pagou o financiamento do imóvel e foi despejado.
ResponderExcluirGostei muito de encontrar esse site onde pude matar um pouco da saudades que sinto desse lugar.Cresci nesses campos andando a cavalo ou mesmo à pé,vivi muitas aveturas,ao lado dos meus irmãos e irmãs,hoje moro em São Paulo, tenho duas filhas que conto as muitas aventuras que vivi ai, se fosse falar de todas elas passariam muitos dias para poder contar todas.
ResponderExcluirTive muitos amigos e colegas que perdi o contato,mas creio que esse lugar ainda vai voltar a viver!
Lebro-me das festas juninas a animação do povo os dsfiles do dia 7 de setembro,as moagens movimentadas,as ruas cheias de caminhos carregaddos de canas ah! qutas saudades
JOSEFA MACHADO FERREIRA
27 SETEMBRO 2010
SÃO PAULO-SP
EMAIL:(orkut)
josefa.teamojesus@hotmail.com
lugar maravilhoso onde quero viver sempre um dia eu vou voltar pra lá com minha familia!!!! serro azul sem comentários!!! gosto d+++++
ResponderExcluirespero voltar pra lá muito em breve!!!! e muito bom as cachoeiras,as festas, os pontos turisticos e etc... e bom de mais.....
ResponderExcluircheguei em serro azul com apenas dez anos de idade, morei nove anos fui casada mas logo me separei hoje moro em são paulo mas sinto vontade de voltar a ver serro azul novamente!!!!! meu pai trabalhou muitos anos lá na usina josé simão era o nome dele hoje infelizmente falecido ele era administrador de lá!!!!!
ResponderExcluirAmara, parabéns pelo blog, ele é muito informativo.
ResponderExcluirOlha só, eu sou pesquisadora da área de sociologia e estou terminando meu mestrado sobre agricultura familiar em pernambuco. Estive há algumas semanas atrás em visita à Seo Biu, agricultor de Serro Azul. Seo Biu cultiva alimentos em sistemas agroflorestais. Sei sistema é muito interessante, muito rico e diverso. Incrível ver isso numa região tão cercada pelo monocultivo da cana. Enfim, no dia em que o visitei, só tive tempo para a entrevista, pois logo começou a chover e não consegui tirar fotos da região. Por isso, te peço encarecidamente: será que você tem como me mandar fotos (essas mesmas que estão no blog) para que eu enriqueça minha dissertação de mestrado. Naturalmente, elas sairiam sob sua autoria. Todos os créditos garantidos.
Meu email é mariana.portella@gmail.com
Obrigada, Amara. E mais uma vez, parabéns pelo blog.
Abraço,
Mariana
Mariana,
ResponderExcluirgrata pelo contato.
Conforme lhe respondi por e-mail, perdi os originais das fotos na inundação do ano passado,
quando minha casa foi coberta pela lama, mas você pode baixá-las do blog.
Algumas são do meu filho - Valdir Pedrosa - pode utilizá-las também.
Todo material do blog se encontra sob licença Creative Commons nos termos abaixo.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/
Muito me alegra saber que em nossa terra existem sistemas agroflorestais. É um tema que me interessa.
Atenciosamente,
Amara Pedrosa
Sr. "aDEvogado", não sou invasor de terras, falo com propriedades, pois sou bisneto do coronel Piauhylino, e conheço muito bem as peripécias do sr. Fernando Rodrigues, alás, o Recife todo conhece.
ResponderExcluirCalma "CORONÉ"....
ResponderExcluiroi meu é maria filha de valdeci que era conhecido como péia preta irmão de zé do bode ele trabalhou na usina de serro azul entre 1973 e 1978 mais ou menos nessa data, gostaria de saber de alguém que trabalhou nessa época e queria ter algum contato e saber se a usina serro azul mudou de nome,onde ficou as fichas dos funcionários se alguém ainda tem elas em mãos.Se alguém souber de alguma coisa entre em contato comigo por favor,meu telefone é OI-011-6679-0997.OBRIGADO!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA Cooperativa Agrícola de Tiriri, ira dar continuidade aos seus trabalhos...
ResponderExcluiroi gente eu sou jose bernardo naci no engenho uniao trabalhei na usina serro asul como admistrador e vigilante tenho muita saudade da minha terra se vc me conhece esse e meu telefone:01143357550 ou 01167475570 01188134845 lembranças de meus amigos um abraço cariosamente bernardo apelido zezinho imail:josebfilho84@hotmail.com
ResponderExcluirjbfilho28@yahoo.com.br 5511953874700 bernardo ou zezinho bernardo
ExcluirFiz 02( dois) um comentarios, meu nome é Solange Martins pq nao foi divulgado que aconteceu ??gostaria de saber???
ResponderExcluirOi pessoal EU SOLANGE MARTINS, MOREI NA USINA SERRO AZUL, ATÉ MEUS 12 ANOS, MAIS NUNCA ESQUECI,SEMPRE ESTOU INDO,POIS ADORO MINHA TERRA NATAL., SOU FILHA DE JOSE MARTINS MOTORISTA DA USINA DESDE TEMPO CORONEL. GOSTO TANTO, QUE VOU PROXIMO MES PASSAR CARNAVAL. MORO ATUALTEMNTE EM RECIFE. MAIS ADORO ESTÁ POR AI TOMANDO BANHO NO RIO UNA.,GENTE É BOM DEMAIS. KKKKKK
ResponderExcluirHÁ VOU REFRESCAR A MEMÓRIA DE ALGUMAS PESSOAS, EU SOLANGE MARTINS FUI-BALIZA NO DESFILE DE 7 SETEMBRO AI NA USINA, MUITA GENTE DEVE LEMBRAR DISTO.FAÇA ALGUM COMENTARIO QUEM LEMBRAR., KKK
ResponderExcluirmorei este lindo paraiso e fui muito feliz de 1972 a 1981 amei meu pai era motorista de doutor claudio eodos o conhecia por cafuia sou uma das filha dele como ele amava este paraiso
ResponderExcluirE muito gratificante nascer num lugar tão lindo e tranquilo como esse Serro Azul nasci aqui e vivencie os melhore momentos da minha vida triste que com essa barragem que o Governo que fazer querem nos tirar daqui infelizmente, e acabar com nosso sossego e tranquilidades!
ResponderExcluirEu tenho família que mora ai tenho minha avó e meus tios meu pai já morou neste lugar lindo nas ferias quando posso passo la
ResponderExcluircadê o "CORONÉ ANÔNIMO"?
ResponderExcluirMEU NOME E DAGMAR MEU AVÓS MORARAM NA USINA,GOSTARIA DE SABER NOTICIAS DELES E DE MEUS TIOS,MEU AVÓ SE CHAMAVA, JOSE GOMES DA SILVA E SUA ESPOSA SEVERINA GOMES DA SILVA.OS FILHOS DELES ERAM CREUZA,IVONE,JOSE,JOÃO,PAULO,CESAR,FERNANDO E MINHA MÂE MARIA JOSÉ GOMES E MEU PAI É O VICENTE FERREIRA DOS SANTOS.SE ALGUEM SOUBER DE ALGO MANDAR E-MAIIL daguizinha40@terra.comm.br
ResponderExcluirSOU NETO DO CORONEL PIAUILINO, KD ELE,E TIO DE ZEFINHA DA VENDA QUE MORREU NO AÇUDE KD ELA.
ResponderExcluirEu nasci e creci na usina serro azul meu pai se chamava José Antonio das pedreiras sinto muita saudade de todos aí mais a mas que eu sinto e da tia Severina Barreto.Adorei ver as fotos da usina atualmente moro no RJ meu e-mail é anna.santos-@hotmail.com.
ResponderExcluirBjs,
Ana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSinceramente,eu nao tive uma infancia muito feliz na usina,porem tenho boas lembrancas das pessoas que mais amo, meu pai Jose antonio das pedreiras, (falecido ha quase 14 anos) e minha familia. Olhando estas fotos e percebendo que o lugar deixara de existir pela inundacao, eu me sinto como se tivessem deletando todo o meu passado e isso e muito triste. :(
ResponderExcluirOLA SOU LUCIANA MORREI A MINHA INFANCIA TODA NA UZINA SERRO AZUL MINHA MAE MORRA LA MEU AVOZINHO TAMBEM TENHO OTIMAS RECORDAÇOES DESSE LUGAR LINDO FICO FELIZ POR ESSE BLOG TAO ESPECIAL NOIS TRAZ LEMBRANCAS BOAS
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostaría de saber em que ano foi construída o casarão de Serro Azul, pois lá tem 1929.
nasci em serro azul meu nome lucia filha de ze lope e dona carminha meu pai faleceu minha mae mora na rua da azeitona no 12
ResponderExcluircasei e vim mora em sao paulo hoje sou disvociada sou muito feliz por andar nos caminhos do senhor frequento a igreja assebleia de deus tenho 2 filhas maravilhosas desejo a paz do senhor para todos irmaos
ResponderExcluirLucio Peixoto responde:
ResponderExcluirEstava revendo os textos de serrazulinos, vi que DAGMAR procura por parentes. Tenho aqui os telefones de César Gomes: (81) 36581277;
Fernando Gomes: (81) 32685856.
OBS: estas informações são de 2003.
Para a neta do Sr. Verissimo Gomes, gostaria de receber uma foto do seu avó digitalizada. Não Tenho fotografias dele na minha coleção. Lembro muito bem dele de quando ia sair de cavalo.
JOSEFA MACHADO FERREIRA: Tenho muitas fotos dos desfiles escolares e de festa juninas.
Ana Lucia dos Santos da Silva: acho que tenho fotos sua. Você é irmã de José Antônio?
Um forte abraço para tudo,
Lucio Peixoto
lucio_peixoto@ig.com.br.
Fone.(81)88506221.
Olá sr. Lúcio, morei perto da sua casa lá em serro azul, eu era pequena, mas lembro da sua mae dona maria, pois minha primeira sandalia havaiana foi ela que me deu de presente. Eu morava no bangalô que ficava perto da sua casa e da casa de seu Collor (Clodoaldo)meu pai trabalhava no campo Luiz Rodrigues e minha mae Lourdes Candilla Meu nome é Fátima, hoje moro em Jaboatao dos Guararapes e lembro de muita gente daquela época. Fique com Deus.
ResponderExcluirOla meu nome é Thiago e meu vo pedro Moreira da Silva trabalhou de fereiro nesta usina. fiquei feliz com estas noticias,meu contato; moreira.mourao@hotmail.com
ResponderExcluirOla, meu nome eh Ana Amelia sou bisneta de Ramiro Marcelino e Maria Jose. Gostaria de saber noticias sobre um dos administradores da usina, Luiz Lacerda. E-mail: ana.bsilva@gmail.com
ResponderExcluirMe chamo Andre Paranhos Gouveia de Melo, sou bisneto do Coronel, Neto de seu Clóvis e filho de Dr.Vicente. Meu DEUS, nunca esperei ler tantos depoimentos referentes a fatos ligados a historia da Usina Serro Azul, no momento me encontro emocionado e confuso, não sei nem por onde começar. Por este motivo vou resumir meu comentário, apenas a esta apresentação, porém logo estarei compartilhando,muitas coisas que sei inclusive fotos, fatos e contos, a respeito do nosso tão querido e admirado, Coronel José Piauhylino. Ex: Alguém sabe o que deu origem ao nome Piauhylino? Tem haver com o estado do Piaui!!! Espero poder colaborar no que for possível para o sucesso dessa realização, tão necessária e merecida. Parabéns a todos vcs que, através de comentários relatos e buscas, alimentam a existência de uma parte tão importante da nossa historia, grande abraço para todos vcs e em especial para os realizadores, deste espaço voltado para a continuação dessa historia, que ao meu ver poderia ser classificada como uma ficção, devido a forma de que toda essa realização, a qual um dia não passava de um sonho, que se se tornou realidade, foi conquistada por um Homem e seus fieis amigos e incansáveis servidores!!!
ResponderExcluirAmara, bom dia, como faço para postar algumas fotos?
ResponderExcluirSenhor Andre Paranhos,
ResponderExcluirEnvie seu endereço de e-mail aqui nos comentários para que possamos conversar sobre a publicação de fotos.
Seu e-mail será visto apenas por mim.
Atenciosamnete,
Amara Pedrosa
Olá boa tarde, Sr. andre Paranhos,
ResponderExcluirconhece o Roberto Gouveia de melo? Conheço ele há tempos e tem anos que não encontro ele pois perdi contatos. E ele era herdeiro dessaa usina não sei se me lembro bem talvez esteja enganado. Peço que me envie pro meu email se tiver contatos dele : ifmoreira93@gmail.com
abraços!
Em janeiro de 2014, eu estava de férias pelo nordeste. Viajando entre Bonito e São Benedito do Sul, fui obrigado a tomar um desvio, pois a estrada principal estava em obras. O desvio me levou à "Usina Velha", que agora compreendi ser a usina descrita aqui. O abandono do usina (por volta de vinte anos) me impressionou. Adorei, entretanto, ver o modelo "fábrica + casas", típico da industrialização do início do século XX. O cine-teatro abandonado deu ótimas fotos.
ResponderExcluirPassei hj pela Usina. Tenho procurado conhecer mais nosso estado e sua historia. Fico imaginando como eram os dias c aquele cine funcionando e os moradores da casa grande, etc. A usina, mesmo em ruinas, impressiona. Muito bonito tudo por lá.
ResponderExcluirRecentemente passei por Serro Azul, é impressionante o conjunto arquitetônico, comovente é ver tudo aquilo em completo abandono, prova inequívoca do desprezo pela nossa historia.
ResponderExcluirIvan-25.10.2015
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolá meu nome é Josenildo rodrigues da silva tenho alguns parentes que ainda moram ai na usina serro azul tenho muitas saudades do tempo que a radio cultura dos palmares, falava que, palmares era a capital, do açúcar. aquilo me dava um orgulho danado hoje vendo as imagem dos casario e do prédio da ico muito usina abandonados fico muito triste e choro porque não posso fazer nada peço a Deus que me der pelo monos a oportunidade de visitar a minha terra querida hoje moro no to mais digo de peito aberto sou palmarense nasci no engenho coiceiro entre serro azul e palmares beijos a todos pernambucanos conterrâneo podem tirar nós de pernambuco o difícil é tirar pernambuco de dentro de nós. .
ResponderExcluirOi meu apelido é zeza filha de Severino Bernardo sou sobrinha de Manoel Vidal funcionário da usina antes de fechar ele era encarregado ele já faleceu e eu pude depois de casada visitar este lugar em 2012 minha tia ainda tem casa lá e sei que tenho um primo com nome Josenildo mas vi ele quando eu era criança estou feliz por ter conhecido este lugar tão importante para nossa história moro em Itaquaquecetuba só
Excluirolá meu nome é Josenildo rodrigues da silva tenho alguns parentes que ainda moram ai na usina serro azul tenho muitas saudades do tempo que a radio cultura dos palmares, falava que, palmares era a capital, do açúcar. aquilo me dava um orgulho danado hoje vendo as imagem dos casario e do prédio da ico muito usina abandonados fico muito triste e choro porque não posso fazer nada peço a Deus que me der pelo monos a oportunidade de visitar a minha terra querida hoje moro no to mais digo de peito aberto sou palmarense nasci no engenho coiceiro entre serro azul e palmares beijos a todos pernambucanos conterrâneo podem tirar nós de pernambuco o difícil é tirar pernambuco de dentro de nós. .
ResponderExcluirsou igor neto de joao do onibos e de quiteria
ResponderExcluirola boa noite meu nome e luciano izidorio e morei em emgenho tambor e trabalhei em serro azul do ano de 1966 a 1975 mais agora perdi minha carteira de trabalho verde da epoca alquem sabe onde forram parar as fichas da usina algum tempo atras ainda se emcontrava com seu amaro pororoca mais nao tenho mais o contato dele se alquem poder me ajudar agradeço sou mais conhecido como lula meu pai era joao careiro meu email de comtato e lucianoidsj@hotmail.com
ResponderExcluirprocuro cicera maria irma de amara adriana da silva,filhas de floriza maria da conceição,se alguel conhece-la favor mandar recado pelo meu e.mail-joelriberi35@gmail.com ou pelo telefone 11-45754391 deste ja agrafrço
ResponderExcluirOLÁ, MEU NOME É CLOVIS DAMIÃO DA SILVA. FILHO DE MIGUEL DAMIÃO DA SILVA E JOSEFA MARIA DA SILVA. NASCI NA USINA SERRO AZUL EM 1967, E LOGO MEUS PAIS SE MUDARAM PARA O PARANÁ. NUNCA TIVE A OPORTUNIDADE DE VOLTAR PARA VER MINHA TERRA NATAL. MEU PAI MIGUEL, DEIXOU A FAMILIA AQUI NO PARANÁ, E VOLTOU PARA PALMARES. FIQUEI SABENDO QUE ELE SE CASOU NOVAMENTE E TEVE MAIS DOIS FILHOS. SE POR ACASO, ALGUEM SOUBER NOTICIAS DE ALGUM DE MEUS FAMILIARES, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO POIS GOSTARIA DE CONHECE-LOS.
ResponderExcluirEMAIL: aninha_penha@hotmail.com
TELEFONE: 43 3339-5713 ou 43 996190102
Já entrei na casa grande
ResponderExcluire sou antonio carlos de campo do meio mg prestei seviço na usina serra azul no de 1990 era mecanico dos caminhoes q levamos pra trabalhar ai lembro da fatima do escritorio e lembro tbm do pororoca tenho saudades gostaria de manter contato com as pessoas q moram ai e q lembra dos mineiros q trabalhou ai ahh lembro do jose carlos genro da dona da barraca acho q ela chamava dona pina
ResponderExcluirGostaria de encontrar familiares de Jose firmino do nascimento irmão .. O qual saiu dai em 1975 vindo para o parana se alguem souber ou se entetessar entre em contato pelo email edenilsonneno@gmail.com... Obrigado
ResponderExcluirTava com trestmeses de vida quando meu bisavo jose phiauliino morreu serra azul é dinonsin de paraisoppaz felicidade tudo de bom,mesm com qinze anos quando ela foi vendida,nos meus pensamentos até hoje de felicidade é a vida como era em serra azul,espero que um dia o munfo inteiro seja é tenha a paz de serra azul,so sabe quem conheceu
ResponderExcluirSou neta do Coronel Piaylino..
ResponderExcluirHomem que aprendie a amar e respeitar,mesmo tendo nascida poucos anos antes de sua morte.Sempte tive muito orgulho de ser neta desse grande e corajoso empreendedor,Que nos deixou um legado.Sua memória jamais vai ser esquecida pela grande família que construímo e que através dos tempos irão morar sua memória...feliz infância ,nas terra de SERRA e SERTÃO AZUL.Muintas saudade
Serro Azul vai moer.
ResponderExcluirBoa tarde!!!
ResponderExcluirProcuro por Maria do Carmo dos Santos filha de Josefa Alves dos Santos foi casada não lembro o nome do esposo dela sei que faleceu em um acidente quando estava indo pra Caruaru ele teve uma filha com Maria do Carmo dos Santos também não sei o nome dela... Alguém conhece?
Meuscontatos(85)98818-0480 (Whatsapp) /99999-2818
Morou aí em Serro Azul
ResponderExcluirEu hoje estou com 76 anos vivi ai quando tinha 5 anos a dona era minha eieimadrinha Judit Pedrosa de melo.Hoje cismei de procurar a hitória da minha infâcia brinquei muito nessa casa chor
ResponderExcluirMinha madrinha quando saiu dai foi morar no espinheiro em Recife.saudades saudades da minha terra e da minha infâcia.gostari muito de gamhar uma foto da casa q morei.casa grande
ResponderExcluirSou Elizabete nasci na usina serro azul na rua do açude sou filha de Sebastiana e seu dubil já falecidos preciso muito falar com amara merendeira ou dona socorro diretora da escola quem poder me ajudar entre em contato comigo por favor hoje moro em São Paulo meu telefone é (11) 96527-5845 obrigada
ResponderExcluirSou bisneta do Coronel são muitas saudades dessa época.Era pequena qdo houve a decadência da usina e dos Engenhos.Foram tempos difíceis pq os netos e bisnetos passaram por uma fase muito dolorosa.A casa da Usina era uma arquitetura deslumbrante e a casa do Engenho Verde cheguei a conviver algum tempo lá.Agora um Patrimônio da humanidade embaixo d'agua.
ResponderExcluirBom dia! Amara vc esta de Parabéns. Gostaria de conhecê-la.
ResponderExcluirSou bisneta do Coronel,Minha vó era Jacy filha dele e meu avô Edgar donos de Liberdade.Foi gratificante ler sua matéria. Fico muito emocionada em rever a casa grande toda vez que vou em Serro Azul.Minha mãe me contava que ficava sempre a tarde conversando sentada com minhas tias neste banco da escadaria da casa grande.Isso faço questão de falar pq os braços do banco são CARNEIROS. Ficou gravado em minha memória.
Arquitetura de toda da casa é belíssima.Tenho escutado muitas histórias dessa usina pelos moradores daí.Pq moro próximo ,fiz trabalhos na Escola Munic.EMAAG de Serro Azul. Escutei Até que minha bisavó Alice andava passeando pelo local que era o pomar, fazendo medo as professoras kkkkk. Deixo um grande abraço a todos que fazem parte dessa história.
Boa tarde, tudo bem, meu nome é Douglas moro em SP, minha esposa e os irmãos dela nasceram em Palmares, eles foram ti tirados da mãe ainda pequenos, minha esposa sempre fala que gostaria de conhecer a sua mãe...sei que o blog é histórico, mais eu já tentei por outros meios e pessoas que não me retornaram peço desculpas e ao mesmo tempo ajuda quem puder e tiver notícias eu agradeço , infelizmente não sei o nome ou sobrenome só a história... Minha esposa tem um irmão mais velho que se chama Moisés, ela Fábia, tem a Márcia e o Josué, minha esposa nasceu em 77 ou pelo menos foi registrada assim, o nome do meu sogro era Josias que ia muito em Palmares tocador de cavaquinho dizem que foi assim que ele conheceu mãe da minha esposa... desde já agradeço por sua atenção e ajuda Deus abençoe.e deixo aqui o meu comentário, o blog, a cidade estão de parabéns a cidade o muito linda.
ResponderExcluirPor favor quem se lembrar do Sr Antônio mandou e dona Maria Antônia já falecidos ,sabem né dizer se seus filhos concordia José Roberto,hermano ferreira,Isabel Ferreira ,fernando e Pedro Ferreira de Oliveira ele era o caçula da família ou se seus familiares mais novos se encontram por Palmares os pais de meu sogro maorar na rua do açude e na rua da azeitona com fé em Deus acredito encontrar algum familiar com urgência meu sogro é João Ferreira de Oliveira,por favor se alguém souber de algum parente deles entrar em contato urgente obrigada 15 997837010 f com luciane
ResponderExcluirDesculpe Antônio mandou
ResponderExcluirOlá meu nome é José em 73 eu morei aí em serro azul ia muito pra feirinha na usina junto com minha irmã e meu tio Rael chupava muito picolé lá eu tinha muito medo de atravessar a ponte do rio da Una porque vinha muitos caminhões e tratores puxando cana e a ponte não tinha proteção nas laterais e a gente ia a pé e as vezes iamos de burro ai nós passavamos em frente ao casarão e a usina tava trabalhando a todo vapor ai a gente chegava no povoado em frente para o campo onde ficava um aviaozinho de pulverização do lado direito tinha o rio da prata onde iamos pegar água e a gente também costumávamos ir muito no verde a gente ia buscar canela e também a gente pescava muito no rio da una e pegava muitas pirititinga pra quem nao sabe o que é é tipo um camarão só que de água doce meu tio Rael e Maria tinham uma venda eles vendiam cachaça e outras coisas era muito divertido morar lá familia da minha irma era muito grande lá depois que a terra foi dividida para os moradores eles se mudaram para Palmares e so voltavam lá uma ou duas vezes por semana mas ainda até hoje a terra continua lá meu tio criava umas vacas lá mas depois que ele faleceu minha irmã vendeu tudo ah eu me lembro também que tinha uma pedreira lá próximo a usina e também próximo ao campo tinha uma casa muito grande me parece se eu não me engano quem morava lá era um senhor cujo nome era Heleno (pingo de ouro) tenho saudades de la de pescar e tomar banho no rio de Una. Hoje moro em São Paulo.
ResponderExcluirMeu nome é MANOEL MESSIAS Ramiro Da Silva o meu pai também trabalhou na usina Serra azul morávamos no engenho bananal saímos dai em 94 tenho muita saudade da minha terra eu tinha 11anos quando saí dai hoje com 37 ainda me lembro dai meu pai se chamava elpidio Ramiro Da Silva e minha mãe Maria José da Silva se tiver algum conhecido chamar aqui 013996025536
ResponderExcluirOlá amara meu nome é Luciana sou filha de José da Silva não conheci meu pai,o que sei é que ele trabalhou aí nessa usina.a minha mãe se chama Lucia de Fátima da Silva. O nome da mãe do meu pai e Anália Maria da Silva.hoje moro em curitiba, obg.
ResponderExcluirboa noite, alguem conhece alguma rua da azeitona ai em serro azul? eu procuro uma pessoa com o nome de JOSÉ EVARISTO DA SILVA, morava ai na Usina Serro Azul por volta de 2006, não sei se ainda mora, quem tiver noticias ou conhecer alguem da família me mande alguma mensagem!!
ResponderExcluir(81) 97104-5482
Meu bisavô, João Rodrigues de Paula, trabalhou e residiu em Água Vermelha, no período em que o Engenho Serro Azul estava sob administração de Clóvis Gouveia de Melo. Seria possível conseguir mais informações sobre João Rodrigues de Paula?
ResponderExcluirSegundo informações que tive, João Rodrigues administrava terras de Água Vermelha e prestava conta ao Dr. Clóvis.
Olá a todos!
ResponderExcluirMeu avo esteve relacionado a propiedade Engenho Serra Azul... nao sei exatamente de que maneira, mas ele foi propietario de alguns engenhos.
Busco saber se alguém sabe algum dado sobre isso... se chamava Leonardo Meira Henriques e nasceu em 1878; morreu em 1947.
Encontrei documentos de registros como um de casamento de meu tio José Meira Henriques, em que diz ser residente nesse engenho no ano de 1.949.
Meu pai ficou orfao de pai muito jovem; migrou para Sao Paulo; eu quando mais jovem nao perguntei muitas coisas sobre a familia e agora (sendo ele e outros falecidos) estou resgatando nossa genealogia e historia familiar.
Se alguem tenha alguma informacao, eu agradeco muito!
Deus abencoe! Obrigado.