terça-feira, 7 de julho de 2009

Cronologia II – de 1891 a 1900

1891 – Chega à Palmares o VIGÁRIO BASTOS (Sebastião Bastos de Araújo Pessoa).

1892 – São editados 4 jornais: O SÃO JOÃO, em 2 de junho. A SEMANA, em 17 de junho e impresso na Tipografia do Clube Literário, tendo como principais redatores Fernando Griz, Fábio Silva, Vicente Lima, Augusto Ramos e Artur Silva. Em 20 de novembro, João Batista Wanderley lança o jornal O CORREIO DE NOTÍCIA, tendo como colaborador principal o poeta Fernando Griz. Em 5 de dezembro é publicado O CORISCO.

1893 – É eleito prefeito o Dr. Leopoldo Marinho Paula Lins, tendo como Vice-prefeito o Dr. Afonso Marinho.

Neste ano são editados 5 jornais: em 28 de novembro, Fernando Griz e Fábio Silva editam O RAIO, de caráter crítico e humorístico, impresso na tipografia de João Batista Wanderley, cuja publicação foi proibida pelo Delegado de Polícia, que não gostou das matérias publicadas. Ainda Fernando Griz e Fábio Silva publicam O ARQUIVO LITERÁRIO. Em 1º de Maio aparece O BILONTRA. Em 23 de Outubro é editado O CLUBE LITERÁRIO. Em 4 de Dezembro, A CARTILHA.

1894 – Na administração do segundo Prefeito, Dr. Leopoldo Marinho Paula Lins é inaugurado o Mercado Público da Praça Paulo Paranhos iniciado na gestão do Cel. Pelegrino Marinho Paula Lins, para cuja solenidade inaugural esteve presente o então Governador de Pernambuco, Dr. Barbosa Lima.

Antigo Mercado Público na Praça Paulo Paranhos

23 de Outubro.Dirigindo por Fernando Griz e Artur Ferreira, é editado o jornal NOVO ECO, impresso na tipografia da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco, depois Rede Ferroviária Federal S.A. - R.F.F.S.A.

1895 – 9 de Maio.Nasce o poeta ASCENSO FERREIRA (Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira), na rua dos Tocos, em Palmares. Filho de Antonio Carneiro Torres e da professora pública Maria Luiza Gonçalves Ferreira.

Pedro Afonso de Medeiros

 

 

 

 

 

Nasce em Canhotinho, no dia 1º de Março, o advogado Dr. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS, um dos forjadores do progresso de Palmares

5 de novembro.Aparece o jornal A GAZETA POPULAR.

1896 – É eleito o prefeito Dr. GASTÃO MARINHO, tendo como vice Dr. FRANCISCO COSTA MAIA.

1897 – Dr. FAUSTO FREIRE CARVALHO FIGUEIREDO, JOSÉ LIMA, Dr. FÁBIO & SILVA, ADRIANO PINTO, JOSÉ LAGRECA, FERNANDO GRIZ, MANOEL MONTEIRO, PACIFICO DOS SANTOS e CELSO DUPERRON editam o periódico O PROGRESSO, em 7 de fevereiro.

1898 – 26 de Março. Nasce em palmares o poeta, historiador e conferencista MILTON BARBOSA SOUTO.

É inaugurado o CLUBE CARNAVALESCO LENHADORES (Leão).

28 de Dezembro. Nasce em Amaraji (PE), o poeta, jurista, professor e teatrólogo FENELON BARRETO, uma das glórias literárias de Palmares.

1899 – É publicado o jornal A GONGORRA.

1900 – Dr. MANOEL HENRIQUE WANDERLEY é eleito Prefeito de Palmares.

 

Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.

3 comentários:

  1. Esse acervo é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. A título de retificação, o Governador Barbosa Lima Sobrinho é da época em que Fernando Augusto Pinto Ribeiro era prefeito de palmares, ano de 1950.

    ResponderExcluir
  3. Estudei no Ginásio Nossa Senhora de Lourdes de 1949 a 1952 e o Pedagogo até concluir , em 1955.Fui aluna interna e a Superiora era a Madre Maria Celeste.Hoje estou com 84 anos e Nasci no dia 08/09/1935 na rua Coronel Inácio, filha do palmarense Carlos Cavalcanti de Almeida e Quitéria da Silva Almeida. Amigos do Vigário Padre Abílio.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin