quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Diocese

A Diocese dos Palmares foi criada aos dois de fevereiro de 1962, tendo como primeiro bispo Dom Acácio Rodrigues Alves, sagrado no dia 16 de setembro de 1962 e empossado a 23 de setembro do mesmo ano.

Limita-se ao norte com a Arquidiocese de Olinda e Recife; ao leste com o Oceano Atlântico; ao sul com a Arquidiocese de Maceió e a oeste com a Diocese de Garanhuns.

Brasão Eclesial da Diocese dos Palmares

Brasão Eclesial da Diocese dos Palmares

Descrição:

Escudo: de verde, uma cruz de prata, firmada nos seus bordos, da qual brotam, no contra-chefe, duas canas; sobre o contra-chefe, à direita, as letras "MP" e à esquerda, as letras "OY", sendo tudo do mesmo metal. Sobre o centro da cruz, um coração de vermelho, flamejante, lanceado e gotado do mesmo esmalte.

Insígnias: Mitra dourada e forrada de vermelho, Cruz Processional e Báculo, ambos de ouro.

Comentário:

O verde, do campo do escudo, é a cor litúrgica da esperança, que sucede a Pentecostes e antecede o Advento da Paixão de Cristo no Calvário. No plano temporal, o verde é a expectativa de bonança para a Diocese, alude às origens do topônimo da cidade sede-diocesana, pelas palmas, e,ainda hoje, pelos canaviais.

Prepondera no escudo, a Cruz - principal símbolo do Cristianismo - de prata por traduzir pureza e simplicidade, ostentando o Sagrado Coração de Jesus que é o próprio Cristo lanceado no Gólgota.

Este emblema do Crucificado, como oportuno, tem o patrocínio de Maria, sua Mãe Gloriosa - Testemunha do Supremo Sacrifício do Filho Unigênito - Mãe de Deus e da Igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização, que está simbolizada nas letras gregas "MP" e "OY" significativas de "Mãe de Deus".

É Padroeiro dessa Diocese, o Coração de Jesus. Sua devoção é dedicada ao Amor, retratado pelo Coração de Jesus que, no seu abandono na cruz, melhor exprime a Divina Caridade, quando se deixou imolar pela salvação da humanidade.

No fecho da simbologia destas armas eclesiais sobressai, como dileta expressão, o Amor do Sagrado Coração de Cristo aos diocesanos dos Palmares, aqui alegados nas canas de prata, absolutamente heráldicas e simbólicas.

Em sua Missão Evangelizadora, a Diocese dos Palmares deve ser um Sinal do Coração de Jesus na busca árdua pelo melhor serviço a Deus e à sua Igreja Peregrina.

15 comentários:

  1. Foi´ótimo saber que a Diocese de Palmares tem um site bonito, bem elaborado, que homenageia os que hoje trabalham na evangelização, assim como os Evangelizadores do passado liderado pelo laborioso bispo Dom Acácio.
    Que Deus todo amoroso ilumine Dom Genival, sua Equipe, seus Padres, seus Evangelizadores, seus Movimentos Eclesiais..... e faça crescer ainda mais o Reino de Deus que está em Palmares.

    Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

    freiseverino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Quando,eu, Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM,
    em 1987, a convite de Dom Acácio, juntamente com Frei Canísio OFM, e outros Padres,pregamos uma Santa Missão em toda as Paróquias da Diocese de Palmares, não existia um site da Diocese na Internet, queeira Deus que este ewpaço possa também evangelizar os internautas.
    Agradeçoo primeiramente a Deus, depois ao Dom Acácio, aos Padres da Dicese de Palmares e aos seus Evangelizadores que muito, mas muito mesmo,contribuiu para a coesão evangelizadora da Igreja em Palmares.

    Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

    FREISEVERINO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Frei Severino,

    Agradecemos a visita e as palavras elogiosas, porém este blog não possui nenhum vínculo com a Diocese.
    É um trabalho pessoal e laico.
    O fato de ainda não conter informações sobre outras religiões existentes no município se deve ao fato de estarmos no início da caminhada, que será longa.
    Evangelizar não é o nosso objetivo, respeitamos todas as religiões.

    Respeitosamente,

    Amara Pedrosa

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Fátima e adorei o seu blog,parabéns. Amo minha Palmares,considerada cidade dos poetas e terra do açúcar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Por Favor poste alguma coisa sobre as chuvas dai. Somos aqui de Campina Grande

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo,

    Apesar de ter muitas fotos sobre a enchente, não estou em condições de postá-las.
    sou uma das desalojadas, perdi quase tudo, incluindo o computador.
    Além disso, a lembrança ainda é muito dolorosa, desculpe não poder atender ao seu pedido.

    ResponderExcluir
  7. Eu embora não seja católica, eu tenho que admitir que o trabalho que os católicos da vertente não-ortodoxa feita na região em termos de arquitetura, cultura enfim, foi bem feito.

    Eu tenho que admitir isso. Os corais dos adolescentes dos tempos da segunda guerra mundial, as músicas eram de excelente qualidade. Minha avó uma imigrante romena separada do irmão e da família e adotada pelos brasileiros e portugueses foi muito bem tratada e teve uma educação primorosa, principalmente no que diz respeito a moral e musicalidade.

    Apesar de ter sido terra dos quilombos e muita mistura cultural, ela manteve o padrão europeu. Ficou legal.

    Já sei de onde minha família herdou a musicalidade.

    Um forte abraço,

    Simone L. F. Guimarães

    PS: Divulguem mais na mídia sobre os europeus que vieram da Romênia, Hungria, Ucrânia e que se refugiaram com vcs. Não tem mais porque esconder atualmente mais essa história só porque as famílias eram de judeus.

    Obrigada.

    Simone Guimaraes

    ResponderExcluir
  8. eu sou de sirinhaem e gostaria de saber, sobre as outras paroquias coloque as relações de todos padres das paroquias

    ResponderExcluir
  9. ola, sou de barra de sirinhaém nós somos muitos feliz de participar desta diocese

    ResponderExcluir
  10. Olá! Paz e bem! Meu nome é Rozangela e não sei se esse é o local ideal para o que estou precisando saber. O que acontece é que meu sogro e minha sogra querem contrair o sacramento do matrimônio, mas nos deparamos com uma dificuldade, não conseguimos o batistério dela que foi batizada aí em Pernambuco. Como já fazem alguns anos a mesma só lembra que foi batizada em uma usina denominada Santo André em Barreiros na cidade de Rio Formoso. É necessário que consigamos seu batistério ou uma declaração da paróquia ou outro órgão competente que comprove seu batismo, pois o casamento será no mês de setembro. Pedimos encarecidamente que nos ajude nos dando alguma informação para que possamos solucionar esse problema. Desde já agradecemos a atenção e compreensão dos senhores que formam essa diocese. Desejos de muita paz.

    ResponderExcluir
  11. Lamento! Mas, quero informar a todos/as, que o prefeito dos Palmares, possivelmente vai derrubar o prédio de 170 anos, conhecida como: A CASA DO ALTO DI INGLÊS que fica no bairro Santo Antônio.
    ABSURDO!
    O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  12. Padre luiz plebani. Que outros padres da diocese possam vivenciar 1% do evangelho como o senhor e deixar de tanta folia .

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Padre Luiz Plebani que repousas nos Céus. Que a tua missão se expanda por todo o mundo e que os teus amigos e seguidores consigam as graças da felicidade eterna mais tarde em tua companhia.

    ResponderExcluir
  14. Tenho orgulho de ser católico, mas, vergonha dos lideres da nossa igreja que estão muito longe do evangelho de cristo. Pois, são elitistas, materialistas e prepotentes. E o voto de pobreza??? E o amor ao próximo??? E o serviço???. Os sermões e homilias dessas pessoas são pura demagogia e hipocrisia, falam de uma coisa e vivem outra (como faziam os fariseus no tempo de Jesus). Que Jesus tenha misericórdia não da alma do Padre Luiz Plebani, que foi um servo fiel (obediência), puro (castidade), e humilde (pobreza). Mas, sim da vida de certos bispos e padres católicos que são verdadeiras afrontas ao cristianismo. Estes, não escaparão da justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Amo minha Diocese, minha Paróquia, Paróquia da Catedral e estou super feliz de ver seus eventos publicados num blog.Parabéns.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin