terça-feira, 9 de junho de 2009

Minha Palmares

Esta página tem como objetivo divulgar o município dos Palmares conhecido como a "Terra dos Poetas" e a "Pérola do Una".
É uma homenagem a todos os palmarenses de nascimento e de coração. Destina-se também a oferecer material de consulta aos estudantes.
Palmares tem muita história para contar. Além de grandes poetas, o município possui o primeiro teatro a funcionar no interior de Pernambuco e o terceiro mais antigo do Estado, além de abrigar a primeira loja maçônica de Pernambuco.
Além da carga histórica da cidade, há também um lado mais bucólico. Existem vários atrativos naturais para os visitantes. O município é cercado por muitas águas. Ideal para quem deseja relaxar e tomar banhos de cachoeiras e corredeiras
Publicado em outubro de 2004, no Geocities, com o nome de “Vivendo Palmares”, este blog reflete o trabalho realizado pela equipe responsável por um projeto de mesmo nome.
O Projeto Vivendo Palmares nasceu da parceria da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco (Seduc) com o Instituto Telemar Educação - Projeto Telemar Educação (PTE) e Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (EF-USP).
A idéia do Vivendo Palmares surgiu da constatação de que nossos alunos e comunidade em geral não conheciam nossa história e cultura.
Este projeto foi trabalhado com os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros - EPAM, com a colaboração de alunos do Ensino Médio, no período de agosto a novembro de 2004.
Como resultado das pesquisas realizadas nasceu o site, que tem como objetivo divulgar a "Terra dos Poetas", além de se constituir em fonte permanente de pesquisa. Embora o projeto esteja concluído, o site terá constantes atualizações.
A Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros - EPAM, localizada à Rua Diário de Pernambuco, s/n, Palmares-PE, pertence à rede oficial do estado de Pernambuco.

Responsáveis pelo projeto:
fotopeq Amara Maria Pedrosa Silva ... brasileira, nordestina, pernambucana, palmarense e professora!
Palmarense de nascimento e de coração, filha de Luiz da Cunha Pedrosa e Irene dos Santos Pedrosa, mãe de Valdir, Valmir e Vilmar, avó de Mateus.
Licenciada em Ciências, com habilitação em Biologia pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul FAMASUL, Palmares-PE (1986) e Especialista em Ensino de Biologia pela UFRPE (2006). Cursando Mídias na Educação (UFRPE) e Gestão e Tecnologias (PUC-SP).
Professora concursada da rede oficial de ensino do estado de Pernambuco, leciona Biologia e Ciências na Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros - Palmares.
Ex-professora do Colégio de N. Sra. de Lourdes, Colégio Diocesano, Colégio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro e Escola Mons. Abílio Américo Galvão – Palmares

Jadiel Barbosa de Lima, palmarense, filho de Olímpio Barbosa de Lima e Santina Miguel de Lima. É pai de Igor, Ingrid e Zózimo.
Licenciado em História e Pós-graduado em História do Brasil pela FAMASUL - Palmares – PE
Professor concursado da rede oficial de ensino do estado de Pernambuco, leciona na Faculdade de Formação de Professores da Mata-Sul (FAMASUL) e na Escola de Referência em Ensino Médio de Palmares.

12 comentários:

  1. O Rio Una conherço como apalma de minhas mãos, chegui a ver uma pessoa morenndo neste rio afogada e ara uma criança e não pude fazer nada pois ele estava muito cheio estava bufando de cheio vinhero acha ela depos de 5 cinco
    dias, para você que frequenta este rio cuidado com ele, é muito perigoso nunca brinque com águae fogo são duas coisas que não se devem brincar neste mundo de meu DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Cara colega professora,Amara Maria gostei bastante do seu blog,observando seu perfil percebi que voçê faz especialização em mídias na educação pela ufrpe.Eu tabém sou professor da rede oficial estadual,e vou participar da nova turma de especialização em mídias na educação na ufrpe,se possível gostaria de receber informações suas sobre esse curso, se o mesmo está dentro das suas expectativas. Um abraço. Prof.Izaac Lopes.(izaacvasconcelos@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  3. Professor Izaac,

    Eu concluí o ciclo básico e estou aguardando o início do intermediário.
    O curso é excelente, uma vez que aborda as diferentes mídias (material impresso, TV e vídeo, rádio e informática).
    Para conhecer o material que será estudado, acesse o blog Mídi@s na Educação (http://midiaseducacao.blogspot.com/), ele oferece todo o material para baixar, também disponível no Portal do Professor do MEC.
    Uma recomendação - não informe seu endereço de e-mail em comentários de blogs. Este é um espaço aberto, acessível a qualquer pessoa.

    Sucesso na carreira de professor!

    ResponderExcluir
  4. Recebemos esta mensagem via formulário de contato.
    --------------------------

    Olá, bom-dia Amara. Tudo bem?

    Sou mais um palmarense desterrado e sempre que possível tento manter minhas lembranças dessa terra maravilhosa onde nasci.

    Não quero e não posso perder minhas raízes, meus sentimentos, minha pátria, minha república rebelada, no dizer de Luis Berto, se não, serei um zé ninguém, sem pátria, sem lembranças, sem nada.

    Mesmo vivendo há décadas nessa paulicéia desvairada, de vez em quando me pego sonhando com o meu rio Una, meu Santo Onofre, minha titia bibiu (bença titia), esposa do Agenor da praça, já falecido, minhas caminhadas até Piranji, junto com meus colegas e tomar aquele banho, com a despreocupação natural dos jovens.

    Aqui em São Paulo estou sempre achando que "esse ano eu vou, esse ano eu vou" e o tempo vai passando, passando, passando ... e eu nunca vou.

    Acho que estou ficando velho, fim.

    Parabéns AMARA por essa possibilidade que vc oferece para as pessoas se comunicarem.

    abraços

    Samuel

    --------------

    Grata pela visita e pelo texto poético.

    ResponderExcluir
  5. Olá Amara!
    Quero pedir minhas desculpas, fico muito feliz quando encontro pessoas que participaram de minha infancia maravilhosa. Lembrei de varias passagens suas na escola, e a forma carinhosa da qual era identificada entre nos. Me perdoe por me sentir criança outra vez. Sempre que encontro um da nossa turma maravilhosa, tratamos como era nos velhos tempos(apelidos). Foi criada no ano de 2000, um grupo que se entitulou de AMIGOS DE SÊRRO AZUL, Formado por pessoas que ainda são apaixonadas pela terrinha. Mande-me o seu e-mail, tenho uma listagem com o nome de pessoas onde de alguns tem o telefone. Lá encontramos o seu nome sem o telefone. Procuramos por você para participar do encontro anual lá na usina.É gostoso ver como ficamos depois tento tempo, parece que ficamos com idades e se comportando como crianças. Neste período, descobrimos que Sr. Luiz Pedrosa já não podeia aparecer na reunião. Diariamente tem passoas de Sêrro Azul que mantem contatos comigo quase que diario. Vou mandar para voce uma listas dos Amigos de Sêrro Azul. Ela anda desatualizada, e falta alguns nomes.
    Espero que voce me perdoe pelo êrro.
    Um forte Abraço,
    Lucio

    ResponderExcluir
  6. Lúcio, tudo bem?

    Estou muito contente por reencontrar 'velhos' amigos através desse espaço.
    A emoção é toda minha ao perceber que sou lembrada, como faz tempo que estudamos juntos!
    Grupo Escolar José Piauhylino, são muitas emoções.
    É muito bom voltar a ser criança!

    Que continuo apaixonada por Serro Azul, é fácil perceber, embora faça um tempão que não retorno.
    Quem sabe participo do próximo encontro, grata pela lista.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Amiguinha Amara.
    Como esta você?
    Não tem previsão de encontro dos Amigos de Sêrro Azul. Aparece pessoas que ainda quer fazer reunião do grupo com as mesmas caracteristicas. Pode até ser que ainda este aconteça algo parecido. Gostaria se saber se as fotos em que voce aparece, chegou no seu e-mail.Deu para notar que na lista dos Amigos de Sêrro Azul, esta faltando o seu telefone e o nome de seu pai ainda configurava por lá, sem o número do telefone tbm.
    Eu tbm. sou um apaixonado por Sêrro Azul, apesar de não ter nascido lá.Sou paraibano e cheguei na terrinha aos 4 anos de idade.
    Gosto muito de manter contatos com pessoas que conviveu naquela época.
    Sempre que poder mantenha contatos.
    Um forte abraço,
    Lucio Peixoto

    ResponderExcluir
  8. Que bom que ainda existem pessoas nos mostrando como era maravilhosa a nossa terra e como era cheia de tradiçao e brio... infelismente nao alcancei metade desse tempo brilhante e nem tao pouco minha filha tera o prazer de conhece-lo , pois a nossa historia e tradiçao com o passar dos tempos tende a ser esquecida... parabens pela iniciativa ...isso vale a pena

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ver nesse espaço maravilhoso palavras sobre o maestro Jose da Justa que viveu em Palmares e aqui fincou suas raizes

    ResponderExcluir
  10. Queridos visitantes,

    Esse espaço vai demorar um pouco a ser atualizado, no entanto agradeço os elogios e sugestões.

    ResponderExcluir
  11. Caríssima Baronesa, resolvi voltar um pouco ao passado e lembrei do Vivendo, projeto nosso desenvolvido para o nosso querido EPAM, fico muito feliz em saber que ainda está de pé, a senhora continua de parabéns. Estou desenvolvendo outro agora sobre o Cinema em sala de aula. Abração e saudades.

    ResponderExcluir
  12. Caríssima Baronesa, resolvi voltar um pouco ao passado e lembrei do Vivendo, projeto nosso desenvolvido para o nosso querido EPAM, fico muito feliz em saber que ainda está de pé, a senhora continua de parabéns. Estou desenvolvendo outro agora sobre o Cinema em sala de aula. Abração e saudades.
    Jadiel Barbosa de Lima

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin