quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dom Genival

Dom Genival Saraiva de França - bispo de Palmares

Dom Genival Saraiva de França, filho de José Luiz de França e Maria Brasilina de França, nasceu em Alcantil - PB, no dia 03 de abril de 1938. Recebeu o Batismo na Capela de São José, no dia 12 de agosto de 1938. Com seus oito irmãos, viveu a infância em sua terra natal, onde cursou os estudos primários.

Frequentou a Escola Apostólica dos Padres Salesianos, em Jaboatão dos Guararapes, em 1951, submetendo-se ao exame de admissão ao Ginásio. Cursou o primeiro ano ginasial no Seminário de Olinda, em1952; transferiu-se em 1953, para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa, onde fez os estudos de nível médio e o curso de Filosofia.

Cursou a Teologia no Seminário Maior de Viamão – RS, concluindo-o em 1964. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Catedral de Campina Grande, no dia 1º de janeiro de 1965, mediante a imposição das mãos de Dom Manuel Pereira da Costa, então Bispo Diocesano de Campina Grande.

Completou sua formação acadêmica com o curso de Licenciatura em Filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco, em 1970, e Mestrado em Pedagogia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, no período de 1978 a 1981.

Na Diocese de Campina Grande exerceu, entre outras, estas funções: Reitor do Seminário Diocesano Cura d' Ars, Pároco da Catedral, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Coordenador da Pastoral Diocesana, Membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Pastoral e do Conselho de Assuntos Econômicos. Vigário Capitular em 1981, e Vigário Geral, desde 1986,

Atuou na Pastoral da Comunicação, na condição de apresentador de programas nas Rádios Caturité e FM Campina Grande e como articulista colaborador em jornais estaduais.

Exerceu atividades docentes na rede particular e estadual de ensino e na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba - Campus II.

Foi Secretário de Educação e Cultura do Município de Campina Grande e Membro do Conselho Estadual de Educação, no período de 1986 a 1998.

Atualmente é o Bispo da Diocese dos Palmares.

Um comentário:

  1. muito bom Dom Genival.
    eu sou coroinha da paroquia de santa luzia em ribeirao. com o padre ronaldo um otimo paroco

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin