domingo, 31 de janeiro de 2010

Cronologia XIX – de 1970 a 1979

1970- No mês de janeiro Telles Junior, Juarez Correia, Gilvanilton Mendes e João de Castro Ribeiro publicam o jornal O OLHO, Órgão Subsidiário do GRUPO CULTURAL DOS PALMARES ( GRUCALP), de circulação quinzenal.1º de maio.        Os médicos Benjamin Figueredo, Iran Calvacanti, Pedro de Arruda , Garibaldi Bezerra Gurgel e João Araújo, fundam o CENTRO HOSPITALAR MENINO JESUS.
25 de dezembro. Falece tragicamente Jaime de Castro Montenegro, filho do jornalista e fundador da Gráfica e do jornal A NOTICIA , Letácio Montenegro.
Os médicos Drs. Cleodon Siqueira Granja, Dustan de Vasconcelos, Almir Cintra Ávila, Bráulio Rodrigues de Almeida, Osvaldo Viana, Virgilio Domingos e Willams Stanford, no dia 22 de fevereiro fundam a CASA DE SAUDE E MATERNIDADE SANTA ROSA.

1971- É fundada a IGREJA BATISTA DA BOA ESPERANÇA.

1972 – É extinto o Departamento de Educação e Cultura, fundado por Miguel Jasselli em 1951, sendo criado, em substituição a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, cujo primeiro Secretário nomeado foi o professor Douglas Miranda Marques.
É fundada a FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA-SUL (FAMASUL)
8 de dezembro. É instalado o POSTO DO MOBRAL, cujo Diretor nomeado foi o professor Amaro Alves de Lima.
O Grupo Cultural dos Palmares edita o GRUCALP JORNAL, Órgão Subsidiário da entidade , sob a responsabilidade de Joab Barbosa Campos e Jaorish Gomes Telles da Silva e membros do GRUCALP, com integral apoio do Contador Francisco de Assis Rodrigues.
31 de julho. Instala-se a ASSOCIAÇÃO DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. Na rua Visconde do Rio Branco (Rua Nova) é fundada a IGREJA CONGREGACIONAL DOS PALMARES.

1973- É eleito Prefeito o Sr. JADER CARLOS DA SILVA. Com ele elege-se Vice –Prefeito JOSÉ PRETESTATO SANTANA. Vereadores eleitos Jener Carlos da Silva, Flávio Marcelo Mendonça Fonseca, Maria José de Lima , Amaro Pedrosa de Melo, Nelson Alves de Lima, Luis de França Ferreira Lins, José Tavares de Lira, Adrião Luis de Sousa e João Cosme de Lima.
Alternam-se na Presidência do Legislativo Jener Carlos da Silva, Flavio Marcelo de Mendonça Fonseca e Adrião Luis de Souza.
Juhareiz Correya publica a coletânea POETAS DE PALMARES.
É fundada a III CIRETRAN ESPECIAL DOS PALMARES, sob a jurisdição da 3ª Circunscrição Regional de Transito.
5 de setembro. É sepultado no Jazigo da Matriz da Conceição o corpo do poeta, Teatrólogo e Ator palmarense JOSÉ DE BARROS CORREIA, mais conhecido por LELÉ CORREIA.
9 de dezembro. É instalada a AGENCIA DO BRADESCO, assumindo a gerência o bancário JOSÉ ITAMAR GOMES.

1974- Falece MOSENHOR ABÍLIO AMÉRICO GALVÃO, desde 1931 Vigário Geral da Paróquia, sendo substituído pelo Padre Reinaldo Puender, nomeado que foi pelo Bispo D. Acácio Rodrigues Alves, Vigário geral da Diocese e Coordenador da Pastoral a nível Diocesano.

Monsenhor Abílio Américo Galvão à frente da Banda em desfile

Padre Abílio à frente de um desfile

Monsenhor Abílio Américo Galvão ao microfone

Padre Abílio ao microfone

Monsenhor Abílio Américo Galvão durante cerimônia de plantio de árvores

Padre Abílio durante plantio de árvore, de branco Pedro Afonso de Medeiros

7 de junho. É fundada a ESCOLA DE 1º GRAU Dr. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS, da rede Estadual de Ensino, pelo então Governador de Pernambuco Dr. Eraldo Gueiros Leite, na gestão do prefeito Jader Carlos da Silva, tendo como primeira diretora Maria Aparecida de Araújo D'Emery.

1975- 1º de fevereiro. É instalada a TELPE (Companhia Telefônica de Pernambuco) , após encampar a antiga COMPANHIA TELEFÔNICA DOS PALMARES.
24 de outubro. A Câmara Municipal aprova por unanimidade o projeto nº 757, do vereador Flávio Marcelo de Mendonça Fonseca,então presidente da câmara, criando o BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DOS PALMARES, criado e desenhado pelo artista TELLES JUNIOR, por solicitação daquela Casa Legislativa, cujo projeto tornou-se Lei Municipal, recebendo o nº 688.
15 de dezembro. É fundado o LIONS CLUBE DOS PALMARES, sendo eleito primeiro presidente o Odontólogo e Farmacêutico Maurício Melo.

1976- Telles Junior publica CADERNOS CULTURAIS A ESFINGE.
É instalada em Palmares a Empresa de Transportes coletivos SÃO DOMINGOS.
A professora Maria do Socorro Portela funda o INSTITUTO CINDERELA.

1977- ANTONIO DE ALMEIDA MELO é eleito prefeito e o Sr. Pedro Bento Pereira Vice- prefeito. Vereadores eleitos Jose Eraldo Lopes, e Nelson Alves de Lima. Foram reeleitos: Jose Candido da Silva, João Cosme de Lima, Maria José de Lima, Severino Manoel da Silva , Amaro Pedrosa de Melo, Luis de França Ferreira Lins e José Tavares de Lira.
Por força da Portaria Ministral nº 3490 de 17 de agosto, é instalada a AGÊNCIA DO POSTO REGIONAL DO TRABALHO, sendo nomeado encarregado o sr. Abel Araújo Távora.
26 de outubro. É instalado em Palmares o SINDICATO DOS CONDUTORES AUTÔNOMOS DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, sendo nomeado Delegado do mesmo o Sr. Otoniel Lopes Ferreira.

1978 - É fundado o educandário da Rede Estadual de Ensino, o CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL MONSENHOR ABÍLIO AMÉRICO GALVÃO (CERMAG), sendo seu primeiro Diretor o professor Douglas Miranda Marques.

1979- Sob a gestão do prefeito Antonio de Almeida Melo é comemorado o CENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE PALMARES e, como parte destas comemorações, o Secretário de Educação do Município, Professor Douglas Miranda Marques, através de sua secretaria, lança em discos Rozenblit , a gravação do HINO MUNICIPAL DOS PALMARES , com letra do poeta palmarense Milton Barbosa Souto e musica de Edson Carlos Rodrigues e Nehemias Galdino de Araújo.
O prefeito Antonio de Almeida Melo inaugura a ESCOLA MUNICIPAL LUIS DA ROCHA LEÃO, cuja responsabilidade e direção da mesma coube à professora Djanira da Silva Barros. Ainda a instalação da ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VIEIRA CALADO. Ambas tendo a mesma Diretora Responsável e no mesmo bairro : Santa Rosa.
17 de agosto. O GRUPO CULTURAL DOS PALMARES comemora seus 10 anos de fundação com uma festiva de arte e cultura na Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto, quando sobressaem-se os integrantes do Teatro de Amadores do GRUCALP, com a peça teatral de Telles Junior, os 7 comandos, dirigida pelo autor.
O Lions Clube dos Palmares edita o informativo ZUMBI.
Sob a responsabilidade do Dr. Juarez Carlos da Silva a igreja Presbiteriana dos Palmares lança o JORNAL JUVENTUDE.
É fundada a ESCOLA ASCENSO FERREIRA, da Rede Estadual de Ensino, sendo nomeada Diretora a Profª Heloisa Galindo Correia.

 

Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.

4 comentários:

  1. Adorei o resulmo dos anos, foi tão bom a materia, que preciso da ajuda de alguém, em 1973 e 1976 vereador Amaro Pedrosa de melo, por favor ntrar em contato conosco, caso familia, por favor familia em são bernardo do campo - são paulo. Quer ter noticias. " muito importante" e-mail miriam.fortes@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou o filho mais velho de Almir Cintra Ávila e me emociono toda vez que entro neste resumo, pois meu pai foi sempre um homem muito bom para a familia e para toda a comunidade de Palmares e Recife.
    Me orgulho bastante de ter tido um pai como ele e gostaria de falar para os filhos que tem seus pais que procurem sempre fazer algo por eles enquanto vivos pois depois sera so a lembrança.
    Saudades de voce meu queria meu velho meu amigo...
    Almir Cintra Ávila Júnior

    ResponderExcluir
  3. Ola sou sobrinho de jose Tavares de lira. Meu nome José marcos Tavares de lira. Adorei essa historia

    ResponderExcluir
  4. Sou neta de Dr Severino Vieira César, médico e político de Palmares. Tenho orgulho do homem que foi e hoje a cidade tem uma rua no nome dele em sua homenagem. Gratidão!!!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin