Blog Widget by LinkWithin

domingo, 29 de novembro de 2009

Cronologia VIII – de 1960 a 1969

1960- O Ministro de Viação e obras públicas, Almirante Ernani do Amaral Peixoto e o Dr. Getúlio Moura, Diretores da R.F.N., no dia de agosto, inauguram o CENTRO SOCIAL DOS FERROVIÁRIOS , sendo nomeado Presidente o ferroviário Jorge de Melo Cunha.
É fundada a Empresa de Transportes Coletivos TRANSPORTADORA SOARES, para fazer o trajeto Serro Azul - Palmares, e vice-versa.
O INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA funda a CASA DA CRIANÇA SANTA CLARA, sendo nomeada Diretora a irmã Maria José da Silva.
A professora Alzira Rocha Cavalcanti funda o EXTERNATO SANTA INÊS.
É fundada a ESCOLA MÍNIMA SANTO ONOFRE, da Rede Municipal de ensino, cuja direção foi confiada à professora Maria de Lourdes de Lima Machado.

 1962-2 de fevereiro. É criada a DIOCESE DOS PALMARES, tendo como primeiro bispo DOM ACÁCIO RODRIGUES ALVES.

D. Acácio Rodrigues Alves

1963- Nos termos do Ato nº 306, de 3 de outubro, é oficializado o HINO MUNICIPAL DE PALMARES, com letra do Poeta palmarense Milton Barbosa Souto e música de Nehemias Galdino de Araújo e Edson Carlos Rodrigues.
13 de outubro. É inaugurado o PALÁCIO DO BAMBÚ, sede da Prefeitura Municipal.
A Diocese dos Palmares edita o jornal A VOZ DE PALMARES , segundo periódico com esse título, o primeiro em 1932.
Alternam-se na Presidência do legislativo José Carneiro de Siqueira, José Alberto Marques Lisboa e José Maximiano de Oliveira. Mais uma vez a Fraternidade Palmarense elege Luis Portela de Carvalho seu Venerável Mestre.

1964- Dentre outros Vereadores, no período 1964-69, PAULO SIQUEIRA MARQUES exerce o cargo de Presidente da câmara Municipal.
É fundado o COLEGIO AGRICOLA DOS PALMARES.
12 de março. No Engenho Velho, Rio de Janeiro falece MIGUEL JASSELLI, a maior personalidade palmarense no setor de Educação e Cultura.
7 de junho. É fundada a LIGA AOS DESAMPARADOS.
O professor Eliseu Pereira de Melo é nomeado Interventor Municipal, conseqüência do Golpe Militar de 30 de março.
9 de outubro. A Câmara Municipal elege o Cel. Nelson Ambrósio da Silva prefeito dos Palmares, tendo como Vice Casimiro Monteiro da Cruz Filho, cargos ocupados até 1965, quando assume o Executivo Manoel Paulino dos Santos, e como Vice, o professor Eliseu Pereira de Melo.
É criado o NÚCLEO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DA ZONA DO UNA E PIRANJI, tendo como primeira diretora a professora BERNADETE DE OLIVEIRA MATOS, órgão vinculado ao Departamento de Educação do Estado. Neste mesmo ano, através do Decreto nº 1039, de 8 de fevereiro, ficou estabelecido o Regimento, o Regulamento e o Funcionamento deste núcleo. Mais tarde, transformado no DEPARTAMENTO REGIONAL DOS PALMARES (DERE), por força do decreto nº 4623, de agosto de 1977.

1965- O bancário José Ramos da Fonseca faz o lançamento de seu livro de poesias TRANSES do autor, publicada pela Expansão Gráfica.

1966- TELLES JUNIOR e ELIEL SOARES DA SILVA editam a ESFINGE , uma publicação mensal, uma revista independente, de caráter filosófico, cientifico, religioso e artístico, não vinculada a qualquer sociedade ou movimento ideológico.

1968- 1º de novembro. É criada a CODEMAS (Comissão de Desenvolvimento da Mata-Sul), Sociedade Civil de Direito Privado, sendo seu primeiro presidente o Bispo dos Palmares, Dom Acácio Rodrigues Alves.
É fundado o GRUPO ESCOLAR SANTA LUZIA, pelo então prefeito Manoel Paulino dos Santos.
7 de junho. É instalada a AGÊNCIA DO BANDEPE (Banco do Estado de Pernambuco). Primeiro Gerente: Gilson Pessoa de Vasconcelos.

1969- Artistas palmarenses reúnem-se e fundam, em 17 de agosto, o GRUPO CULTURAL DOS PALMARES, Entidade Cultural e Artística independente, cuja finalidade é influir no erguimento do nível intelectual da cidade dos Palmares e promover o aglutinamento da juventude, principalmente estudantil, no sentido de aproveitar e desenvolver seus pendores artísticos e intelectuais. Os sócios Fundadores: JOSÉ TELLES DA SILVA JUNIOR ( Telles Junior), Diretor- Presidente. ELIEL SOARES DA SILVA, Adjunto e Relações publicas. GILBERTO DE ASSIS BATISTA, Secretario. JOÃO DE CASTRO RIBEIRO, tesoureiro. JOSÉ VALTER RIBEIRO, Diretor Protocolar. JUAREZ BARBOSA CORREIA, Corretor. LEVI ALVES MACIEL, Relator.
MILTON D’ EMERY é eleito prefeito, tendo como vice o professor Eliseu Pereira de Melo. Foram eleitos Vereadores: Paulo Siqueira Marques, Antonio José de Araújo Melo, João Cosme de Lima, Severino Manoel da Silva, Nelson Carvalho Paranhos, Almir Barbosa de Araújo, Hamilton Jaime Ribeiro Alves, Pedro Soares Portela e Williams Afonso Valença. Ainda os reeleitos José Pretestato Santana e Sebastião Leite da Silva.
Alternam-se na Presidência da Câmara Municipal Paulo Siqueira Marques , Sebastião Leite da Silva e José Pretestato de Santana.

2 comentários

Anônimo disse...

A professora Alzira Rocha Cavalcanti, faleceu segunda feira dia 14 de junho de 2010,na cidade do Recife. Caso seja do seu interesse, entre em contato com a família.
Ela era minha tia avó, e seu primeiro aluno foi meu pai em 1937.

Amara disse...

Se possível, coloque informações sobre a professora Alzira, aqui nos comentários.
com a tragédia que se abateu sobre a cidade, este blog estará em recesso por muito tempo.

agradecemos

Postar um comentário

Topo da página