Blog Widget by LinkWithin

domingo, 13 de setembro de 2009

Cronologia VII – de 1951 a 1959

1951-No clube Carnavalesco Pás Douradoras PAULO SIQUEIRA MARQUES instala e inaugura o SERVIÇO DE ALTO-FALANTES RÁDIO CULTURA DOS PALMARES.
LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito Prefeito. Com ele, Manoel Paulino dos Santos elege-se Vice- prefeito e o Professor Eliseu Pereira de Melo, sub-prefeito. Dentre os vereadores eleitos contam-se Ademar da Silva Fraga, Luis Ferreira de Oliveira, Luis da Rocha Leão, Emílio Luis Sukar e Zenóbio da Cunha Melo.
Miguel Jasselli, assessor do prefeito cria o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
10 de abril. Aparece o trimensário charadístico O ARCANO, sob a direção de Luis Ferreira de Oliveira , com o pseudônimo de INFERRA, e secretariado por Olívio José de Freitas, sob o pseudônimo SATIERF.
Sob a responsabilidade de Luis Ferreira de Oliveira reaparece TRAÇO DE UNIÃO, Órgão Lítero- noticioso da Escola Técnica de Comércio dos Palmares, após um ano de interrupção, tendo como Diretor o Professor LAURO CHAVES.
Ainda na gestão do Prefeito Fernando Augusto Pinto Ribeiro é fundada a ESCOLAS MUNICIPAIS 1º DE MAIO, sendo nomeada Diretora a Professora Maria do Carmo Fraga. Também é inaugurado o GRUPO ESCOLAR CEL. JOSÉ PIAUHYLINO DE MELO, na Usina Serro Azul.
25 de maio. Falece o jornalista e fundador da Gráfica e do Jornal A NOTÍCIA, LETÁCIO MONTENEGRO.

1952- Lançamento do quinzenário A REGIÃO, tendo como Diretor- Presidente Durval Ferreira Lins. Diretor-Gerente, João Profírio. Diretor Secretário, Luis Ferreira de Oliveira.
Em sua segunda fase, no mês de maio reaparece ROCHAS DE MASSABIELLE, “ órgão oficial noticioso do Colégio Nossa Senhora de Lourdes “, tendo como Diretora Grinaura Falcão e Redatora-Chefe, Zilda Lemos.
Na câmara Municipal alternam-se na Presidência Luis Ferreira de Oliveira, José Darcy e Silva, Lindolfo da Rocha Lima, Emílio Luis Sukar e Clementino Melo.
1954- É instalado o SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUAS E ESGOTO ( S.A.A.E.) , por força da Lei Municipal nº 187, de 14 de maio, mediante convenio entre a Prefeitura e a F.S.E.S.P.
9 de junho. É fundado o CLUBE MÃES VITÓRIA RÉGIA. Diretoria: Maria Lúcia Vilanova - Presidente, Carmem Siqueira Granja - secretária, Elisete Rocha koury - Tesoureira.

1955- Luis da Rocha Leão é eleito Prefeito. Com ele, Zenóbio da Cunha Melo, Vice-Prefeito e José Gomes Filho, Sub-Prefeito. Vereadores eleitos:Abel da Silva Fraga, Clementino Melo, José Carneiro de Siqueira, Israel Luis de Azevedo, José Maximiano de Oliveira, Emílio Luis de Sukar , Eraldo Pereira Gomes, Olímpio de Souza Cruz , Geny Quirino Tavares, Jaime de Castro Montenegro, Casimiro Monteiro da Cruz Filho, João Soares da Silva e Oscar Bezerra Santos.
Presidem alternadamente a Câmara Municipal José Carneiro de Siqueira, José Maximiano de Oliveira e Emílio Luis Sukar. Na Fraternidade Palmarense é eleito Venerável Mestre Zenóbio da Cunha Melo.

1956-É criado o setor da C.N.E.C. (Campanha Nacional de escolas da Comunidade), em reunião no antigo Clube literário, sob a presidência do professor Geraldo Majella, da Administração Estadual desse Órgão Educacional sendo designado Presidente do setor Palmares o Dr. Pedro Afonso de Medeiros. Um ano depois foi denominado Escola Comercial Costa Azevedo. Hoje, Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins.
É fundado o CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DA CARIDADE.

1957- 25 de janeiro. Na vila dos Ferroviários, na praça Santa Luzia é edificada a CAPELA DE SANTA LUZIA.
27 de outubro. Fenelon Barreto e Lauro Ferreira Chaves publicam o órgão Lítero Noticioso e independente de circulação mensal A FRONTEIRA.

1958- É fundada a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DOS PALMARES, cujo presidente eleito foi o Farmacêutico Zenóbio da Cunha Melo. O comerciante Epifânio Inácio Bezerra , tesoureiro. O jornalista Samuel Soares 1º secretário . E o comerciante José Alves Lins, 2º secretario. Este fato ocorreu aos 3 de maio.

1959-LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito prefeito, pela segunda vez, tendo como Vice- prefeito Lindolfo da Rocha Lima. Sub-prefeito João Cirilo de Almeida. Vereadores eleitos : Geny Quirino Tavares, Oscar Bezerra Santos, Israel Luis de Azevedo , José Maximiano de Oliveira e José Alberto Marques Lisboa , entre outros.
No Legislativo alternam-se na Presidência Oscar Bezerra Santos, José Maximiano de Oliveira.

Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.

Continue lendo...

sábado, 5 de setembro de 2009

Agenda

agenda

Esta é uma nova seção do blog, atualizada sempre que encontrarmos uma dica útil. Serviço totalmente gratuito. Os links e telefones desta página não recebem patrocínio.

Bombeiros      193
CELPE     3662-1226
Conselho Tutelar     3662-1156
Delegacia de Polícia     3661-1573
DETRAN     3662-1194
HEMOPE     3661-8240
Hospital Regional dos Palmares     3662-7004
Polícia 10º BPM     3662-1190
Rádio Cultura AM     3662-1020
Rádio Kilombo  FM   3662-2777
SAAE     3662-2222
Promotoria de Justiça     3661-8203
Ministério do Trabalho     3661-1598
FÓRUM     3661-0344

Farmácias:

  • Farmácias Nathally – Rua Dr. Fausto Figueiredo, 1025A – Fone: 3662 3000  Entrega a domicílio

Continue lendo...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Engenho Paul

A casa grande do engenho Paul mantém características da época em que foi construída.

Localizada em terreno de cota inclinada, possui porão parcial frontal. Neste pavimento, o terraço em alvenaria em forma de “U”, exibe vãos abertos em arco pleno, característica da influência de Vauthier. O acesso à área residencial é feito através de degraus semicirculares e concêntricos, dispostos em sua fachada lateral direita. Com cobertura em duas águas, possui telhado mais alto e independente do telhado do alpendre. A cobertura do alpendre é apoiada em colunas de madeira e o guarda corpos é no mesmo material. Os vãos abertos são em arcos plenos e possuem cercaduras em massa. Utilizada como residência. Apresenta bom seu estado de conservação.

Continue lendo...

Topo da página