1951-No clube Carnavalesco Pás Douradoras PAULO SIQUEIRA MARQUES instala e inaugura o SERVIÇO DE ALTO-FALANTES RÁDIO CULTURA DOS PALMARES.
LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito Prefeito. Com ele, Manoel Paulino dos Santos elege-se Vice- prefeito e o Professor Eliseu Pereira de Melo, sub-prefeito. Dentre os vereadores eleitos contam-se Ademar da Silva Fraga, Luis Ferreira de Oliveira, Luis da Rocha Leão, Emílio Luis Sukar e Zenóbio da Cunha Melo.
Miguel Jasselli, assessor do prefeito cria o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
10 de abril. Aparece o trimensário charadístico O ARCANO, sob a direção de Luis Ferreira de Oliveira , com o pseudônimo de INFERRA, e secretariado por Olívio José de Freitas, sob o pseudônimo SATIERF.
Sob a responsabilidade de Luis Ferreira de Oliveira reaparece TRAÇO DE UNIÃO, Órgão Lítero- noticioso da Escola Técnica de Comércio dos Palmares, após um ano de interrupção, tendo como Diretor o Professor LAURO CHAVES.
Ainda na gestão do Prefeito Fernando Augusto Pinto Ribeiro é fundada a ESCOLAS MUNICIPAIS 1º DE MAIO, sendo nomeada Diretora a Professora Maria do Carmo Fraga. Também é inaugurado o GRUPO ESCOLAR CEL. JOSÉ PIAUHYLINO DE MELO, na Usina Serro Azul.
25 de maio. Falece o jornalista e fundador da Gráfica e do Jornal A NOTÍCIA, LETÁCIO MONTENEGRO.
1952- Lançamento do quinzenário A REGIÃO, tendo como Diretor- Presidente Durval Ferreira Lins. Diretor-Gerente, João Profírio. Diretor Secretário, Luis Ferreira de Oliveira.
Em sua segunda fase, no mês de maio reaparece ROCHAS DE MASSABIELLE, “ órgão oficial noticioso do Colégio Nossa Senhora de Lourdes “, tendo como Diretora Grinaura Falcão e Redatora-Chefe, Zilda Lemos.
Na câmara Municipal alternam-se na Presidência Luis Ferreira de Oliveira, José Darcy e Silva, Lindolfo da Rocha Lima, Emílio Luis Sukar e Clementino Melo.
1954- É instalado o SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUAS E ESGOTO ( S.A.A.E.) , por força da Lei Municipal nº 187, de 14 de maio, mediante convenio entre a Prefeitura e a F.S.E.S.P.
9 de junho. É fundado o CLUBE MÃES VITÓRIA RÉGIA. Diretoria: Maria Lúcia Vilanova - Presidente, Carmem Siqueira Granja - secretária, Elisete Rocha koury - Tesoureira.
1955- Luis da Rocha Leão é eleito Prefeito. Com ele, Zenóbio da Cunha Melo, Vice-Prefeito e José Gomes Filho, Sub-Prefeito. Vereadores eleitos:Abel da Silva Fraga, Clementino Melo, José Carneiro de Siqueira, Israel Luis de Azevedo, José Maximiano de Oliveira, Emílio Luis de Sukar , Eraldo Pereira Gomes, Olímpio de Souza Cruz , Geny Quirino Tavares, Jaime de Castro Montenegro, Casimiro Monteiro da Cruz Filho, João Soares da Silva e Oscar Bezerra Santos.
Presidem alternadamente a Câmara Municipal José Carneiro de Siqueira, José Maximiano de Oliveira e Emílio Luis Sukar. Na Fraternidade Palmarense é eleito Venerável Mestre Zenóbio da Cunha Melo.
1956-É criado o setor da C.N.E.C. (Campanha Nacional de escolas da Comunidade), em reunião no antigo Clube literário, sob a presidência do professor Geraldo Majella, da Administração Estadual desse Órgão Educacional sendo designado Presidente do setor Palmares o Dr. Pedro Afonso de Medeiros. Um ano depois foi denominado Escola Comercial Costa Azevedo. Hoje, Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins.
É fundado o CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DA CARIDADE.
1957- 25 de janeiro. Na vila dos Ferroviários, na praça Santa Luzia é edificada a CAPELA DE SANTA LUZIA.
27 de outubro. Fenelon Barreto e Lauro Ferreira Chaves publicam o órgão Lítero Noticioso e independente de circulação mensal A FRONTEIRA.
1958- É fundada a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DOS PALMARES, cujo presidente eleito foi o Farmacêutico Zenóbio da Cunha Melo. O comerciante Epifânio Inácio Bezerra , tesoureiro. O jornalista Samuel Soares 1º secretário . E o comerciante José Alves Lins, 2º secretario. Este fato ocorreu aos 3 de maio.
1959-LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito prefeito, pela segunda vez, tendo como Vice- prefeito Lindolfo da Rocha Lima. Sub-prefeito João Cirilo de Almeida. Vereadores eleitos : Geny Quirino Tavares, Oscar Bezerra Santos, Israel Luis de Azevedo , José Maximiano de Oliveira e José Alberto Marques Lisboa , entre outros.
No Legislativo alternam-se na Presidência Oscar Bezerra Santos, José Maximiano de Oliveira.
Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.
SINTO MUITO, MAS ACHO QUE NAO ESTAR BEM CLARO COMO FUNDADORES DA ASSOCIAÇAO COMERCIAL DOS PALMARES, POIS VOCES NAO ESTAO FAZENDO JUS A TODOS QUE DERAM UM POUCO DE SUAS VIDAS POR ESTA ASSOCIAÇAO E UM DOS PRICIPAIS E O SENHOR PROF. IVON FERREIRA LINS O QUAL TRABALHOU MUITO POR ESTA INSTITUIÇAO SEM SER RECONHECIDO POR SEU ESPIRITO DE LUTA E EMPREDEDORES NO SENARIO PALMARESE. HOMEM DIGNO, HONESTO MAS ESQUECIDO COMO PEGADAS MARCADAS A BEIRA DO MAR, QUE UMA VEZ APAGADAS, SO TRILHANDO OUTRA VEZ. COMO? SE ELE SE FOI E NAO DEU TEMPO NEM DE DIZER ADEUS.
ResponderExcluirPrezado Anônimo,
ResponderExcluirNo final de cada cronologia explicamos que o material foi pesquisado nos arquivos da Câmara Municipal e pedimos colaborações para completar os textos.
Pedimos desculpas se algum fato foi omitido. É importante que todos sejam citados, porém o texto se refere apenas à composição da diretoria.
Agradecemos pela informação.
Em 01/03/1895, nasce Canhotinho, Pedro Afonso de Medeiros, que tornou-se advogado,secretario da Câmara- de Vereadores dos Palmares em 1913, secretário na gestão do Dr.Paulo Luiz Paranhos Ferreira, que renunciou em 1924.Dr. Pedro Afonso de Medeiros fora prefeito de 1926-1930, na sua gestão construiu o primeiro posto de saúde do município,em 1927, construiu o antigo Fórum em 1930, na Pça do Maurithy, fora deputado estadual,atuou como jornalista, redator-chefe do jornal A Notícia, colaborou em vários periódicos com cronista e publicando matérias políticas.Fundou a Cooperativa e Banco de Crédito Agrícola dos Palmares,em 1938, na qual trabalhou o Sr. Francisco de Assis Rodrigues(Chiquinho),ex- prefeito dos Palmares.Na época Getuliana, período o qual o Dr. Getulio Vargas governou por15 anos,Dr.Pedro Afonso começou a construção do antigo hospital Regional em 1939,onde atualmente é. Terceira Gerência Regional de Saúde, na Av. Luiz de França, concluindo em 1942.Dr.Pedro Afonso de Medeiros faleceu em 27/08/1986, aos 91 anos de idade.Pesquisa elaborada por Everaldo Silva- repórter policial.Tel: Zap: (082)99130-5744.
ResponderExcluir