domingo, 13 de setembro de 2009

Cronologia VII – de 1951 a 1959

1951-No clube Carnavalesco Pás Douradoras PAULO SIQUEIRA MARQUES instala e inaugura o SERVIÇO DE ALTO-FALANTES RÁDIO CULTURA DOS PALMARES.
LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito Prefeito. Com ele, Manoel Paulino dos Santos elege-se Vice- prefeito e o Professor Eliseu Pereira de Melo, sub-prefeito. Dentre os vereadores eleitos contam-se Ademar da Silva Fraga, Luis Ferreira de Oliveira, Luis da Rocha Leão, Emílio Luis Sukar e Zenóbio da Cunha Melo.
Miguel Jasselli, assessor do prefeito cria o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
10 de abril. Aparece o trimensário charadístico O ARCANO, sob a direção de Luis Ferreira de Oliveira , com o pseudônimo de INFERRA, e secretariado por Olívio José de Freitas, sob o pseudônimo SATIERF.
Sob a responsabilidade de Luis Ferreira de Oliveira reaparece TRAÇO DE UNIÃO, Órgão Lítero- noticioso da Escola Técnica de Comércio dos Palmares, após um ano de interrupção, tendo como Diretor o Professor LAURO CHAVES.
Ainda na gestão do Prefeito Fernando Augusto Pinto Ribeiro é fundada a ESCOLAS MUNICIPAIS 1º DE MAIO, sendo nomeada Diretora a Professora Maria do Carmo Fraga. Também é inaugurado o GRUPO ESCOLAR CEL. JOSÉ PIAUHYLINO DE MELO, na Usina Serro Azul.
25 de maio. Falece o jornalista e fundador da Gráfica e do Jornal A NOTÍCIA, LETÁCIO MONTENEGRO.

1952- Lançamento do quinzenário A REGIÃO, tendo como Diretor- Presidente Durval Ferreira Lins. Diretor-Gerente, João Profírio. Diretor Secretário, Luis Ferreira de Oliveira.
Em sua segunda fase, no mês de maio reaparece ROCHAS DE MASSABIELLE, “ órgão oficial noticioso do Colégio Nossa Senhora de Lourdes “, tendo como Diretora Grinaura Falcão e Redatora-Chefe, Zilda Lemos.
Na câmara Municipal alternam-se na Presidência Luis Ferreira de Oliveira, José Darcy e Silva, Lindolfo da Rocha Lima, Emílio Luis Sukar e Clementino Melo.
1954- É instalado o SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUAS E ESGOTO ( S.A.A.E.) , por força da Lei Municipal nº 187, de 14 de maio, mediante convenio entre a Prefeitura e a F.S.E.S.P.
9 de junho. É fundado o CLUBE MÃES VITÓRIA RÉGIA. Diretoria: Maria Lúcia Vilanova - Presidente, Carmem Siqueira Granja - secretária, Elisete Rocha koury - Tesoureira.

1955- Luis da Rocha Leão é eleito Prefeito. Com ele, Zenóbio da Cunha Melo, Vice-Prefeito e José Gomes Filho, Sub-Prefeito. Vereadores eleitos:Abel da Silva Fraga, Clementino Melo, José Carneiro de Siqueira, Israel Luis de Azevedo, José Maximiano de Oliveira, Emílio Luis de Sukar , Eraldo Pereira Gomes, Olímpio de Souza Cruz , Geny Quirino Tavares, Jaime de Castro Montenegro, Casimiro Monteiro da Cruz Filho, João Soares da Silva e Oscar Bezerra Santos.
Presidem alternadamente a Câmara Municipal José Carneiro de Siqueira, José Maximiano de Oliveira e Emílio Luis Sukar. Na Fraternidade Palmarense é eleito Venerável Mestre Zenóbio da Cunha Melo.

1956-É criado o setor da C.N.E.C. (Campanha Nacional de escolas da Comunidade), em reunião no antigo Clube literário, sob a presidência do professor Geraldo Majella, da Administração Estadual desse Órgão Educacional sendo designado Presidente do setor Palmares o Dr. Pedro Afonso de Medeiros. Um ano depois foi denominado Escola Comercial Costa Azevedo. Hoje, Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins.
É fundado o CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DA CARIDADE.

1957- 25 de janeiro. Na vila dos Ferroviários, na praça Santa Luzia é edificada a CAPELA DE SANTA LUZIA.
27 de outubro. Fenelon Barreto e Lauro Ferreira Chaves publicam o órgão Lítero Noticioso e independente de circulação mensal A FRONTEIRA.

1958- É fundada a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DOS PALMARES, cujo presidente eleito foi o Farmacêutico Zenóbio da Cunha Melo. O comerciante Epifânio Inácio Bezerra , tesoureiro. O jornalista Samuel Soares 1º secretário . E o comerciante José Alves Lins, 2º secretario. Este fato ocorreu aos 3 de maio.

1959-LUIS PORTELA DE CARVALHO é eleito prefeito, pela segunda vez, tendo como Vice- prefeito Lindolfo da Rocha Lima. Sub-prefeito João Cirilo de Almeida. Vereadores eleitos : Geny Quirino Tavares, Oscar Bezerra Santos, Israel Luis de Azevedo , José Maximiano de Oliveira e José Alberto Marques Lisboa , entre outros.
No Legislativo alternam-se na Presidência Oscar Bezerra Santos, José Maximiano de Oliveira.

Fonte: arquivo da Câmara Municipal
Aceitamos colaboração para completar esta cronologia.

3 comentários:

  1. SINTO MUITO, MAS ACHO QUE NAO ESTAR BEM CLARO COMO FUNDADORES DA ASSOCIAÇAO COMERCIAL DOS PALMARES, POIS VOCES NAO ESTAO FAZENDO JUS A TODOS QUE DERAM UM POUCO DE SUAS VIDAS POR ESTA ASSOCIAÇAO E UM DOS PRICIPAIS E O SENHOR PROF. IVON FERREIRA LINS O QUAL TRABALHOU MUITO POR ESTA INSTITUIÇAO SEM SER RECONHECIDO POR SEU ESPIRITO DE LUTA E EMPREDEDORES NO SENARIO PALMARESE. HOMEM DIGNO, HONESTO MAS ESQUECIDO COMO PEGADAS MARCADAS A BEIRA DO MAR, QUE UMA VEZ APAGADAS, SO TRILHANDO OUTRA VEZ. COMO? SE ELE SE FOI E NAO DEU TEMPO NEM DE DIZER ADEUS.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo,

    No final de cada cronologia explicamos que o material foi pesquisado nos arquivos da Câmara Municipal e pedimos colaborações para completar os textos.
    Pedimos desculpas se algum fato foi omitido. É importante que todos sejam citados, porém o texto se refere apenas à composição da diretoria.

    Agradecemos pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Em 01/03/1895, nasce Canhotinho, Pedro Afonso de Medeiros, que tornou-se advogado,secretario da Câmara- de Vereadores dos Palmares em 1913, secretário na gestão do Dr.Paulo Luiz Paranhos Ferreira, que renunciou em 1924.Dr. Pedro Afonso de Medeiros fora prefeito de 1926-1930, na sua gestão construiu o primeiro posto de saúde do município,em 1927, construiu o antigo Fórum em 1930, na Pça do Maurithy, fora deputado estadual,atuou como jornalista, redator-chefe do jornal A Notícia, colaborou em vários periódicos com cronista e publicando matérias políticas.Fundou a Cooperativa e Banco de Crédito Agrícola dos Palmares,em 1938, na qual trabalhou o Sr. Francisco de Assis Rodrigues(Chiquinho),ex- prefeito dos Palmares.Na época Getuliana, período o qual o Dr. Getulio Vargas governou por15 anos,Dr.Pedro Afonso começou a construção do antigo hospital Regional em 1939,onde atualmente é. Terceira Gerência Regional de Saúde, na Av. Luiz de França, concluindo em 1942.Dr.Pedro Afonso de Medeiros faleceu em 27/08/1986, aos 91 anos de idade.Pesquisa elaborada por Everaldo Silva- repórter policial.Tel: Zap: (082)99130-5744.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin