terça-feira, 21 de junho de 2011

Recomposição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una

ELEIÇÃO DE MEMBROS E DIRETORIA, PARA A RECOMPOSIÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO UNA (Mandato 2011-2014)

A plenária foi realizada no dia 21 de junho de 2011 ás 9:00h, no Colégio Agrícola de Palmares, na BR 101 (entrada de Água Preta).

Una-se ao Una!

O Comitê ficou assim constituído:

Presidência:  SAEE – Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto – Palmares

Vice presidência: IFPE – Campus Barreiros

Secretaria:  Instituto Brasileiro Pró-Cidadania


Informações:

Para estudar as condições e propor soluções para problemas existentes, foi criado o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Una, em 25 de novembro de 2002

Museu do Una

AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMA - APAC

João Paulo Leitão de Melo.
Av. Cruz Cabugá, nº 1.111, sala 07 ? Santo Amaro ? Recife/PE ? CEP.: 50.040-000
Fone: (81) 3184.2609

sábado, 18 de junho de 2011

Reconstruindo

Na semana em que completaria um ano da inundação, novas ações começam a ser realizadas.

13 de junho - Demolição dos prédios situados à margem do Una na Av. José Américo de Miranda.

 

O estado decidiu retirar de perto do Rio Una estabelecimentos e casas porque se encontram em área de risco. Mas, os comerciantes reclamam da maneira de como isso está sendo feito

Donos de estabelecimentos comerciais e empregados interditaram a Av. José Américo de Miranda, para chamar a atenção do governo sobre a demolição dos 101 imóveis do local.

O estado decidiu retirar de perto do Rio Una estabelecimentos e casas porque se encontram em área de risco. A retirada dos imóveis do local é por conta das últimas chuvas fortes que foram registradas neste ano e no ano passada. Toda vez que chove bastante, o Rio Una transborda e cobre parcialmente as casas.

 

 

16 de junho - Entrega de 84 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, aos desabrigados.

 

O conjunto habitacional de  Palmares receberá 84 refrigeradores e 588 lâmpadas doados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio do "Projeto Nova Geladeira". Cada residência será entregue equipada com uma geladeira e sete lâmpadas econômicas. Excepcionalmente, a doação será realizada sem a necessidade da troca de uma geladeira antiga por uma nova, já que muitas famílias beneficiadas perderam o eletrodoméstico nas enchentes.

 

 

 

Definida área onde ficará novo distrito comercial de Palmares


Publicado em 14/06/2011, às 22h23
Do JC Online

O governo do Estado já definiu o terreno onde será construído um distrito comercial na cidade de Palmares, na Mata Sul. A área escolhida fica próximo à BR-101 e à Escola Agrícola e deverá abrigar os 109 comerciantes que hoje atuam na Avenida José Américo de Miranda. Nos próximos 15 dias, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) deverá enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei oficializando a área como distrito comercial. A previsão é que os comerciantes se mudem em seis meses. Na última segunda (13), os comerciantes fizeram um protesto contra a demolição dos imóveis.

De acordo com o representante do governo, a burocracia será menor porque o terreno já pertence ao Estado e não será necessário indenizar. A Ad Diper será a responsável pela preparação do terreno e infraestrutura, como fornecimento de energia e água. O governo também esclareceu que os imóveis demolidos são aqueles que estão desocupados desde a enchente do ano passado por apresentarem riscos.

 

 

17 de junho - Início da dragagem do rio Una.

 

Depois de duas enchentes em menos de um ano, o Rio Una, que corta os municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco, passará por um serviço de dragagem. Nesta sexta-feira, tem início os serviços de batimetria (medição de profundidade) e geofísica, pelos quais será feito o mapeamento do fundo do rio e a identificação do material que se encontra lá. Este serviço deve durar 20 dias, segundo o secretário-executivo de recursos hídricos, José Almir Cirilo.

À medida que for recebendo o resultado das análises, uma equipe de projetos vai definindo a nova forma que terá o leito do rio. Serão dragados 13 quilômetros do Rio Una, nos municípios de Água Preta, Palmares e Barreiros. Três trechos mais críticos já começam a ser dragados de imediato, São 3,4 km nos três municípios.

O restante será dragado ao longo de oito meses.

 

SDC11085

quinta-feira, 9 de junho de 2011

9 de junho de 2011

Começou hoje a demolição dos prédios situados na Av. José Américo de Miranda, conforme fora prometido pelo Governador Eduardo Campos, logo após a inundação do ano passado.

A defesa civil começou demolindo as edificações que se encontravam desocupadas e/ou parcialmente destruídas. As que se encontram em atividade serão alvo de negociações.

As indenizações cobrirão apenas as melhorias realizadas, considerando-se que os terrenos não pertencem aos comerciantes. Por este motivo também não serão indenizados os comerciantes cujos prédios foram totalmente destruídos pela inundação.

Com esta ação a margem do rio Una que fora invadida voltará a ficar livre.

 

Ensina aos teus filhos o que temos ensinado aos nossos.

Que a Terra é nossa mãe, tudo quanto fere a Terra, fere os filhos da Terra!

Onde estão as árvores? Desapareceram. Onde está a águia? Desapareceu.

É o final da vida e o início da sobrevivência.

Cacique Seattle da tribo Suquamish, do estado de Washington - 1855

Image23

Blog Widget by LinkWithin